Cuidado, bancário! Transferir seu salário para a conta corrente pode ser uma armadilha

Em matéria divulgada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a entidade informou que tem recebido diversos bancários do Itaú que se encontram em uma situação muito delicada. Afastados por doença, após indeferimento de benefício pelo INSS, tem os adiantamentos salariais descontados, ficam sem salários e com contas negativas, contratam empréstimos e estouram o limite do cartão de crédito.
“Vira uma bola de neve. Para sobreviver e comprar medicamentos, o bancário acaba usando o limite da conta corrente, faz empréstimos, estoura o cartão de crédito e, quando o salário começa novamente a ser creditado, a conta automaticamente o consome”, alerta o dirigente sindical e bancário do Itaú Maikon Azzi.
Armadilha – O diretor acrescenta que um comunicado do Itaú gerou muitas dúvidas entre os funcionários. O informe dizia que a remuneração é creditada na conta salário e transferida automaticamente para a conta corrente. Agora, o banco diz que o funcionário tem de comunicar sua opção ao Itaú para que a transferência seja realizada. Entretanto, a decisão pela transferência pode ser uma verdadeira armadilha para bancários que possuem dívidas junto ao Itaú.
"Por lei, o banco não pode realizar descontos de prestações de operações de crédito na conta salário e também é vedada a cobrança de tarifas. Caso autorize a transferência da remuneração da conta salário para a conta corrente, passa a não ser necessária a autorização do titular para a realização de descontos de operações de crédito. Caso opte por permanecer na conta salário, o bancário pode negociar suas dívidas sem o risco de ficar sem salário", esclarece Maikon.
Conforme a lei 10.820, de 2003, nenhum trabalhador pode ter desconto maior que 30% de seu salário para quitar dívidas com a empresa. O bancário, quando tiver benefício indeferido pelo INSS, deve enviar e-mail ao banco não autorizando o desconto total em sua conta corrente.
Denuncie – Carlos Alberto Moretto, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região alerta que, caso os trabalhadores sofram qualquer pressão para contrair dívida junto ao banco ou transferir a remuneração de forma automática para a conta corrente, devem denunciar ao Sindicato por intermédio dos dirigentes ou via canal de denúncias no site da entidade. O sigilo é garantido.
MAIS NOTÍCIAS
- Banco Central eleva Selic para 14,75% e reforça aperto econômico à população
- Estudo da Unicamp mostra que quase 21 milhões de trabalhadores estão em sobrejornada
- Prejuízo ao país: Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto na reunião desta quarta-feira (7)
- “Campos Neto na gestão do Nubank é conflito de interesses”, alerta movimento sindical bancário
- 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é aberta em Brasília
- COE Bradesco critica fechamento de unidades em reunião com o banco
- Novo Estatuto mantém teto de 6,5% e escancara descuido da Caixa com a saúde dos empregados
- “Banco Central precisa rever regulação se quiser evitar risco para o sistema”, alertam trabalhadores
- Plano Juventude Negra Viva avança em reunião no Palácio do Planalto, com apoio do movimento sindical bancário
- 62 anos de luta, conquistas e resistência: a história viva do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região
- Itaú muda regras e aumenta a taxa do crédito imobiliário para funcionários
- 5ª CNMA começa hoje (6) com base em caderno de propostas construído pela sociedade civil
- Executiva do Goldman Sachs denuncia assédio moral após ser mãe. Saiba como denunciar ao Sindicato!
- Lucro do Santander cresce 27,8% no 1º trimestre de 2025
- Nova NR-1 passa a valer em maio de 2025 com foco em saúde mental e riscos psicossociais