Desmonte trabalhista vai a voto na CCJ nesta quarta
Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) votam nesta quarta-feira (28) o relatório de Romero Jucá (PMDB-RR) sobre o PLC 38/2017, a reforma trabalhista. A comissão é a última pela qual a proposta tem de passar antes de ser apreciada pelo plenário do Senado, de onde, se aprovada, dependerá apenas da assinatura de Michel Temer para virar lei.
Como Temer foi quem propôs a reforma trabalhista, com apoio de lobistas e empresários, e ela já foi aprovada pela Câmara, a única forma de barrá-la é no Senado. Portanto, é mais importante que nunca pressionar os senadores, integrantes da CCJ ou não, para rejeitarem tanto o parecer de Jucá quanto o PLC em si, que vai a plenário independente do resultado da votação na comissão.
Pressionar é fácil. Basta clicar aqui e seguir as intruções. Não leva mais do que alguns segundos.
Entenda - A leitura do parecer de Jucá, favorável à proposta que destrói os direitos dos trabalhadores brasileiros, foi feita na quarta 21. Falta apenas a votação do relatório. Independente do resultado, ele será encaminhado ao plenário, junto com os dois outros anteriores aprovados, sendo um a favor - o da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - e um contra - o da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Na CAS, o parecer original do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) era favorável à reforma, porém foi rejeitado pela comissão por 10 votos a 9 e em seu lugar foi aprovado o voto em separado de Paulo Paim (PT-RS), contrário ao projeto de desmonte trabalhista. A votação da CAS foi a segunda do trâmite, o que mostra que a pressão sobre os senadores está surtindo efeito. A primeira, na CAE, foi 14 a 11 a favor da proposta.
O relatório da CCJ tem um peso grande, que pode ser decisivo na votação final. O PLC 38/2017 deve ser apreciado no plenário do Senado poucos dias depois da votação na CCJ.
Desmonte - A tal "reforma" trabalhista é, na verdade, a demolição completa dos dirteitos dos trabalhadores, conquistados a duras penas em décadas de luta (veja quadro abaixo). De uma vez só, pode aumentar a jornada para até 12 horas/dia, reduzir o tempo para almoço, eliminar a PLR, dificultar - e muito - o acesso à Justiça do trabalho, reduzir ou eliminar férias e 13º salário, deixar o funcionário à disposição do empregador recebendo apenas quando efetivamente trabalhar, facilitar a demissão em massa. Para os bancários, um retrocesso sem tamanho: adeus à incorporação de função.
Greve Geral - “Vamos parar o Brasil contra a reforma trabalhista, em defesa dos direitos e da aposentadoria”, afirma o lema da greve geral de sexta 30 decidido pelas maiores centrais sindicais do país.
Além de pressionar por e-mail, trabalhadores das mais diversas categorias profissionais vão cruzar os braços em resistência aos ataques do governo Temer com apoio de banqueiros e empresários.
.jpg)
MAIS NOTÍCIAS
- Campanha Nacional: bancos se comprometem a apresentar proposta geral às reivindicações da categoria no dia 13
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Bancos lucram mais com digitalização, mas clientes e trabalhadores pagam a conta
- Desemprego no 2º trimestre é 5,4%, o menor já registrado no período
- CEBB cobra valorização da carreira, melhorias nas funções e melhores condições de trabalho em negociação com o Banco do Brasil
- CEE rejeita proposta da Caixa para Promoção por Mérito
- Em resposta ao movimento sindical, Caixa esclarece patrocínio ao atletismo
- Campanha Nacional: movimento sindical cobra aumento real, diante do alto nível de lucratividade dos bancos
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- BB negocia remuneração, plano de carreira e valorização dos funcionários nesta sexta-feira (31)
- Lucro de bancos no Brasil supera os ganhos do setor em 15 países latino-americanos somados
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto