08/05/2026
Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
Terminou na tarde de quinta-feira, 7 de maio, a votação das eleições do Economus, Instituto de Seguridade Social dos funcionários oriundos da Nossa Caixa. Os participantes escolheram seus representantes para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade em processo realizado de forma eletrônica desde o último dia 16 de abril.
As candidaturas apoiadas pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, em conjunto com outras entidades representativas dos trabalhadores, saíram vitoriosas no pleito. Para o Conselho Deliberativo, Lucas Passos de Lima foi eleito com 3.597 votos, o equivalente a 50,12% dos votos. Já Rodrigo Franco Leite conquistou uma vaga no Conselho Fiscal com 3.701 votos, alcançando 51,57% da votação.
Ao todo, 7.177 participantes exerceram o direito de voto entre os 18.374 eleitores aptos, índice de participação de 39,06%.
> Confira o resultado detalhado.
Conheça os eleitos
Lucas Lima ingressou no Banco Nossa Caixa em 2008 e acumula experiência no varejo do Banco do Brasil, onde atuou em diferentes funções, como caixa, gerente de serviço, supervisor de atendimento, gerente de relacionamento e gerente geral. Atualmente, é diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, além de suplente da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e conselheiro fiscal suplente do Economus. Lima é graduado em Cibersegurança, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, e possui certificação CPA-20.
Já Rodrigo Leite entrou no Banco Nossa Caixa em 2001 e possui trajetória ligada à representação sindical e à governança de entidades. É diretor executivo da FETEC/SP, membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e atual conselheiro deliberativo do Economus. Formado em Administração, possui MBA em Controladoria e Finanças, pós-graduação em Economia do Trabalho (Unicamp) e certificação CPA-20.
Entre as principais propostas defendidas pelos candidatos estão a garantia da incorporação de ativos e aposentados à Cassi e à Previ, o acesso às unidades CliniCassi, o fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo, a ampliação da mobilização das entidades representativas e a extensão do plano de saúde para filhos até 24 anos.
Vitória da categoria
O diretor do Sindicato, Luiz Eduardo de M. Freire (Sadam), destacou a importância da mobilização dos trabalhadores durante o processo eleitoral e agradeceu o apoio recebido pelas candidaturas apoiadas pelas entidades representativas.
“O apoio dos associados e associadas mostra que, quando os trabalhadores se unem, nossa luta ganha ainda mais força. Seguiremos firmes na defesa da isonomia para os incorporados, objetivo que continua mobilizando todos nós. Parabenizamos os eleitos e agradecemos a todos os bancários de nossa base que participaram do pleito”, ressaltou Sadam.
Para Antonio Netto, representante da Fetec-CUT/SP na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), a participação ativa dos bancários foi e seguirá sendo indispensável para o trabalho dos eleitos e das entidades representativas.
“Temos que celebrar a vitória de candidaturas comprometidas com a defesa dos direitos dos incorporados da Nossa Caixa. O apoio dos trabalhadores foi fundamental nesse processo e seguirá sendo essencial para avançarmos na luta pela isonomia, pela incorporação à Cassi e à Previ e por um tratamento justo para todos os participantes do Economus”, destacou Netto.
As candidaturas apoiadas pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, em conjunto com outras entidades representativas dos trabalhadores, saíram vitoriosas no pleito. Para o Conselho Deliberativo, Lucas Passos de Lima foi eleito com 3.597 votos, o equivalente a 50,12% dos votos. Já Rodrigo Franco Leite conquistou uma vaga no Conselho Fiscal com 3.701 votos, alcançando 51,57% da votação.
Ao todo, 7.177 participantes exerceram o direito de voto entre os 18.374 eleitores aptos, índice de participação de 39,06%.
> Confira o resultado detalhado.
Conheça os eleitos
Lucas Lima ingressou no Banco Nossa Caixa em 2008 e acumula experiência no varejo do Banco do Brasil, onde atuou em diferentes funções, como caixa, gerente de serviço, supervisor de atendimento, gerente de relacionamento e gerente geral. Atualmente, é diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, além de suplente da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e conselheiro fiscal suplente do Economus. Lima é graduado em Cibersegurança, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, e possui certificação CPA-20.
Já Rodrigo Leite entrou no Banco Nossa Caixa em 2001 e possui trajetória ligada à representação sindical e à governança de entidades. É diretor executivo da FETEC/SP, membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e atual conselheiro deliberativo do Economus. Formado em Administração, possui MBA em Controladoria e Finanças, pós-graduação em Economia do Trabalho (Unicamp) e certificação CPA-20.
Entre as principais propostas defendidas pelos candidatos estão a garantia da incorporação de ativos e aposentados à Cassi e à Previ, o acesso às unidades CliniCassi, o fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo, a ampliação da mobilização das entidades representativas e a extensão do plano de saúde para filhos até 24 anos.
Vitória da categoria
O diretor do Sindicato, Luiz Eduardo de M. Freire (Sadam), destacou a importância da mobilização dos trabalhadores durante o processo eleitoral e agradeceu o apoio recebido pelas candidaturas apoiadas pelas entidades representativas.
“O apoio dos associados e associadas mostra que, quando os trabalhadores se unem, nossa luta ganha ainda mais força. Seguiremos firmes na defesa da isonomia para os incorporados, objetivo que continua mobilizando todos nós. Parabenizamos os eleitos e agradecemos a todos os bancários de nossa base que participaram do pleito”, ressaltou Sadam.
Para Antonio Netto, representante da Fetec-CUT/SP na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), a participação ativa dos bancários foi e seguirá sendo indispensável para o trabalho dos eleitos e das entidades representativas.
“Temos que celebrar a vitória de candidaturas comprometidas com a defesa dos direitos dos incorporados da Nossa Caixa. O apoio dos trabalhadores foi fundamental nesse processo e seguirá sendo essencial para avançarmos na luta pela isonomia, pela incorporação à Cassi e à Previ e por um tratamento justo para todos os participantes do Economus”, destacou Netto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Economus: Em ofício, conselheiros eleitos cobram instituto sobre queixas dos associados
- Funcef: nascidos em junho já podem fazer a prova de vida
- Caixa mantém critérios contestados no Super Caixa
- Movimento sindical denuncia metas abusivas e pressão crescente sobre funcionários do Mercantil
- Alterações no SuperCaixa não atendem às reivindicações dos empregados
- COE denuncia demissões em massa no Santander e cobra suspensão imediata
- No Encontro Estadual do Santander, bancários paulistas aprovam propostas e plano de lutas
- Ataques dos EUA ameaçam funcionamento do Pix e do sistema financeiro nacional
- Negociação sobre a Cassi avança, mas entidades cobram respostas do Banco do Brasil para questões estruturais
- PEC da 7x0: quem são os senadores que querem aumentar a jornada e reduzir direitos
- Trabalhadores debatem propostas para a Campanha Nacional no Encontro Estadual dos Funcionários do Itaú
- Mais regulação, menos fintechs: pedidos de abertura no BC caem de 15 para 2 por mês
- Itaú constrange bancários afastados com convocações médicas sucessivas
- Nova direção da Cassi toma posse e assume compromisso em defesa dos associados
- Encontro Estadual do Bradesco debate emprego, fechamento de agências e define plano de lutas