Sem diálogo algum, Itaú Unibanco descumpre acordo e aumenta metas de atendimento
Mais uma vez o Itaú descumpriu acordos estabelecidos com os trabalhadores e aumentou as metas nos contratos dos funcionários ligados à Diretoria de Canais de Atendimento (DCA), os chamados agentes de atendimento e solução. Em denúncia ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, bancários criticaram as mudanças unilaterais que aumentaram a carga de trabalho e a pressão por resultados.
As metas de aderência, tempo em que o trabalhador está atendendo ou disponível para atender ligações, foi aumentado de 92,6% para 97,8%, deixando o tempo para descanso comprometido e prejudicando até mesmo as idas ao banheiro. Além disso, as mudanças não foram discutidas nem com os funcionários, nem com o movimento sindical, demonstrando a intransigência do banco.
Em uma reunião em fevereiro, o Itaú havia se comprometido a realizar alterações para melhorar a qualidade de vida dos agentes, mas na prática o que aconteceu foi exatamente o contrário.
“Em menos de três meses, o banco mudou os contratos, prejudicando os funcionários. Não podemos aceitar esse tipo de atitude contra o trabalhador, que piora as condições de trabalho”, diz o dirigente sindical e bancário do Itaú, Sérgio Lopes, o Serginho.
Outro dirigente sindical do Itaú, Antônio Soares, o Tonhão, cobra que a nova gestão que assumiu a DCA há pouco tempo, não repita as práticas da anterior, que respeite os trabalhadores e que busque diálogo com os Sindicatos.
“É preciso restabelecer o diálogo com os trabalhadores para melhorar as condições de trabalho e para que as metas e a pressão não sejam abusivas”, destacou Tonhão, que cobrou oficialmente uma resposta do banco sobre as alterações nos contratados de meta.
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- Lucro do Santander cresce 15,1% em nove meses e chega a R$ 11,5 bilhões, enquanto banco segue fechando postos de trabalho
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado