02/05/2017

02 de Maio: Hoje é Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral. Trabalhador, reaja e denuncie!

Neste dia 2 de maio é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral, conforme estabelece a Lei 4.326/2004, de autoria da então deputada Maria José Conceição Maninha, para que as empresas e entidades promovam ações que visem combater esse tipo de conduta no ambiente de trabalho.

Ao apresentar essa matéria na Câmara a ex-deputada argumentou que o assédio moral na maioria das vezes ocorre de forma velada e causa revolta, mágoa e impotência no trabalhador e na trabalhadora vítima dessa violência, o que acaba comprometendo sua saúde física e mental, podendo também levar à incapacidade física e, por vezes, até mesmo o suicídio.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Roberto Carlos Vicentim explica que o assédio moral está diretamente ligado à hierarquia de poder embutida na relação capital-trabalho. "Cada vez mais, milhares de pessoas sofrem esse tipo de violência, e os bancários estão inclusos nesta triste realidade, pautada pela cobrança de aumento da produção, das metas individuais e, muitas vezes, pela concorrência entre os colegas."

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) classifica o assédio moral como “o mal da globalização” e responsável pela geração de ondas de depressão e outras doenças psicológicas em determinadas categorias profissionais.

Vicentim orienta que todos os trabalhadores podem reivindicar a tutela dos direitos com base no dano moral trabalhista e no direito ao trabalho saudável, garantidos na Constituição Federal, sobretudo a categoria bancária. "Os números que denunciam essa prática nos ambientes corporativos, como as agências por exemplo, podem ser maiores ainda, pois muitos bancários e bancárias não procuram ajuda com medo da retaliação dos gestores. Reaja, procure seu Sindicato e denuncie."
 

Fonte: Seeb Catanduva com informações do Vida Bancária

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS