02 de Maio: Hoje é Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral. Trabalhador, reaja e denuncie!
Neste dia 2 de maio é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral, conforme estabelece a Lei 4.326/2004, de autoria da então deputada Maria José Conceição Maninha, para que as empresas e entidades promovam ações que visem combater esse tipo de conduta no ambiente de trabalho.
Ao apresentar essa matéria na Câmara a ex-deputada argumentou que o assédio moral na maioria das vezes ocorre de forma velada e causa revolta, mágoa e impotência no trabalhador e na trabalhadora vítima dessa violência, o que acaba comprometendo sua saúde física e mental, podendo também levar à incapacidade física e, por vezes, até mesmo o suicídio.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Roberto Carlos Vicentim explica que o assédio moral está diretamente ligado à hierarquia de poder embutida na relação capital-trabalho. "Cada vez mais, milhares de pessoas sofrem esse tipo de violência, e os bancários estão inclusos nesta triste realidade, pautada pela cobrança de aumento da produção, das metas individuais e, muitas vezes, pela concorrência entre os colegas."
A OIT (Organização Internacional do Trabalho) classifica o assédio moral como “o mal da globalização” e responsável pela geração de ondas de depressão e outras doenças psicológicas em determinadas categorias profissionais.
Vicentim orienta que todos os trabalhadores podem reivindicar a tutela dos direitos com base no dano moral trabalhista e no direito ao trabalho saudável, garantidos na Constituição Federal, sobretudo a categoria bancária. "Os números que denunciam essa prática nos ambientes corporativos, como as agências por exemplo, podem ser maiores ainda, pois muitos bancários e bancárias não procuram ajuda com medo da retaliação dos gestores. Reaja, procure seu Sindicato e denuncie."
MAIS NOTÍCIAS
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- Campanha Nacional: bancos se comprometem a apresentar proposta geral às reivindicações da categoria no dia 13
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Bancos lucram mais com digitalização, mas clientes e trabalhadores pagam a conta
- Desemprego no 2º trimestre é 5,4%, o menor já registrado no período
- CEBB cobra valorização da carreira, melhorias nas funções e melhores condições de trabalho em negociação com o Banco do Brasil
- Em resposta ao movimento sindical, Caixa esclarece patrocínio ao atletismo
- CEE rejeita proposta da Caixa para Promoção por Mérito
- Campanha Nacional: movimento sindical cobra aumento real, diante do alto nível de lucratividade dos bancos
- BB negocia remuneração, plano de carreira e valorização dos funcionários nesta sexta-feira (31)