02/05/2017

Portal Placar da Previdência é lançado para pressionar parlamentares sobre reforma

“E depois da eleição você cobra resultado? Ou fica aí parado de braço cruzado? ‘Cê’ lembra em quem votou pra deputado? E quem você botou lá no Senado?”. Boa parte dos brasileiros tem dificuldade em responder a essas perguntas feitas pelo músico Gabriel o Pensador na música “Pega Ladrão”, de 2001. Até porque não existem mecanismos simplificados de acompanhamento dos trabalhos parlamentares.
 
Pois foi pensando em facilitar o acesso à informação de como cada deputado federal se posiciona, no caso, a respeito da Reforma da Previdência, que um grupo de jornalistas, ativistas e hackers da #redelivre (www.redelivre.org.br) criou o Placar da Previdência. No site é possível verificar facilmente de que lado está cada um dos 513: do trabalhador ou do governo e empresários.
 
Os parlamentares são divididos entre os que são contra a aposentadoria, os que estão indecisos e os que defendem os direitos dos trabalhadores. É possível enviar mensagens para todos os e-mails e redes sociais dos deputados para demonstrar seu apoio aos que já decidiram votar contra a reforma ou pressionar os que estão a favor da proposta do governo Temer ou indecisos. Um mapa ainda mostra como é a posição de cada um por estado.
 
Além de divulgar o posicionamento dos deputados e de ser uma maneira eficiente para exercer pressão, o site traz informações sobre a reforma e os principais pontos em debate, como o suposto deficit da Previdência e a forma como a aprovação dessa medida atingiria a vida das pessoas e quem se beneficiaria em caso de aprovação.
 
“Somente com muita pressão essa proposta será derrotada. É preciso que o Congresso Nacional escute as vozes que vêm das ruas e das redes. Em um momento de crise e alto índice de desemprego, não é hora de mudar as regras da Previdência, ainda mais porque essas propostas só prejudicam os trabalhadores”, afirma Jair Ferreira, presidente da Fenae, que lembrou as últimas pesquisas que mostram 93% da população não quer essa reforma.
 
Para dar sua contribuição nessa luta, que é de todos, acesse: www.placardaprevidencia.org.br.
Fonte: Fenae

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS