29/06/2016
Sistema 'Big Brother' joga pesado para embasar demissões sem motivo
O Itaú inventou uma nova desculpa para justificar demissões injustificáveis: fraude no ponto eletrônico. O Sindicato recebeu o caso de duas bancárias de uma mesma agência que foram dispensadas por permanecerem no local de trabalho após registrarem a saída no ponto eletrônico.
Elas argumentam que continuaram dentro da unidade por causa da chuva que caía. Além disso, naquele momento, ainda segundo as bancárias, foram interpeladas pelo gestor e um funcionário do Compliance – setor responsável por inspecionar o cumprimento das normas e diretrizes impostas pela empresa.
“Se virem as filmagens, verão tudo isso”, afirma uma das bancárias. “Não temos advertência ou feedback negativo, nem histórico de erro de ponto, sempre me mantive dentro da performance que o banco pede. É só pedir o levantamento.”
“É um verdadeiro descaso e desrespeito com o ser humano”, critica Valeska Pincovai, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo. “O funcionário trabalha no local e não pode nem se abrigar da chuva. Quer dizer, enquanto está no seu horário de trabalho, sendo explorado, ele serve. Depois é chutado para fora. Que vergonha, Itaú!”
Questionado, o banco alega que as funcionárias registraram o ponto e continuaram a trabalhar, ferindo as regras.
Big Brother
Denúncias que chegam ao Sindicato apontam que o Itaú está monitorando os locais de trabalho, por meio de câmeras e de funcionários da Dirco (Diretoria de Compliance), sendo esses os responsáveis por recomendar demissões.
“Nos departamentos não é diferente. Já recebemos denúncias de que problemas no sistema em algumas áreas impedem os trabalhadores de se registrar no ponto, gerando advertências. Como assim? Os bancários não podem ser culpados por erros no sistema”, protesta Valeska.
No caso das funcionárias da agência, o banco sequer deu uma advertência antes de demiti-las. “A punição foi radical demais. O Sindicato já cobrou do Itaú mudança de postura em relação aos acontecimentos e orienta os trabalhadores a tomarem muito cuidado com o registro eletrônico para evitar que sejam submetidos à mesma situação.”
Elas argumentam que continuaram dentro da unidade por causa da chuva que caía. Além disso, naquele momento, ainda segundo as bancárias, foram interpeladas pelo gestor e um funcionário do Compliance – setor responsável por inspecionar o cumprimento das normas e diretrizes impostas pela empresa.
“Se virem as filmagens, verão tudo isso”, afirma uma das bancárias. “Não temos advertência ou feedback negativo, nem histórico de erro de ponto, sempre me mantive dentro da performance que o banco pede. É só pedir o levantamento.”
“É um verdadeiro descaso e desrespeito com o ser humano”, critica Valeska Pincovai, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo. “O funcionário trabalha no local e não pode nem se abrigar da chuva. Quer dizer, enquanto está no seu horário de trabalho, sendo explorado, ele serve. Depois é chutado para fora. Que vergonha, Itaú!”
Questionado, o banco alega que as funcionárias registraram o ponto e continuaram a trabalhar, ferindo as regras.
Big Brother
Denúncias que chegam ao Sindicato apontam que o Itaú está monitorando os locais de trabalho, por meio de câmeras e de funcionários da Dirco (Diretoria de Compliance), sendo esses os responsáveis por recomendar demissões.
“Nos departamentos não é diferente. Já recebemos denúncias de que problemas no sistema em algumas áreas impedem os trabalhadores de se registrar no ponto, gerando advertências. Como assim? Os bancários não podem ser culpados por erros no sistema”, protesta Valeska.
No caso das funcionárias da agência, o banco sequer deu uma advertência antes de demiti-las. “A punição foi radical demais. O Sindicato já cobrou do Itaú mudança de postura em relação aos acontecimentos e orienta os trabalhadores a tomarem muito cuidado com o registro eletrônico para evitar que sejam submetidos à mesma situação.”
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta