Negociação com banco Itaú debate emprego em agências digitais
Representantes dos trabalhadores e do Itaú se reuniram, na quarta-feira 6, para debater emprego e agências digitais. A reunião faz parte da agenda permanente de discussões sobre o tema, reivindicado pelos sindicalistas. O banco apresentou as informações, pedidas pelos dirigentes sindicais na última reunião – realizada no dia 23 março. Segundo o Itaú, atualmente existem oito polos de agências digitais, sendo sete em São Paulo e uma no Rio de janeiro, totalizando 2.156 empregados.
Jair Alves, coordenador da COE Itaú, relatou que os sindicatos têm recebido denúncias de que nestes locais de trabalho há sobrecarga de funções, assédio moral e ambiente insalubre, sendo que os bancários são obrigados a trabalhar com headfone, que é prejudicial à saúde. “Nós reivindicamos pleno acesso a esses locais de trabalho, transparência nas informações, garantia instituição e eleição de CIPA e fim das metas abusivas”, disse.
Questionados pelos sindicalistas, os diretores do banco negaram a existência de terceirizados nestes locais e também garantiram o cumprimento da jornada de trabalho dos bancários, de segunda a sexta-feira.
Os sindicalistas também questionaram sobre a troca das carteirinhas do convênio. “Os bancários ficaram com dúvidas quanto ao uso do convênio”, alegou Valdir Machado, diretor da Fetec-CUT/SP. O banco afirmou que não houve nenhuma mudança no plano e continua a seguir as normas da ANS.
Metas
Outra reclamação dos bancários é a cobrança de metas durante o período de férias. “Os trabalhadores reivindicam que não haja a cobrança de metas do Programa Agir durante os 12 meses do ano”, alertou Machado. Os representantes do Itaú disseram que não existe mais essa cobrança no mês de férias, mas o tema volta na próxima reunião. “Os sindicatos devem averiguar se essa cobrança realmente foi extinta, principalmente nos setores de PJ”, reforça o dirigente.
O banco ouviu as reivindicações e ficou de apresentar respostas na próxima reunião, marcada para o dia 28 de abril.
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- Lucro do Santander cresce 15,1% em nove meses e chega a R$ 11,5 bilhões, enquanto banco segue fechando postos de trabalho
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado