28/07/2015
Demissões aterrorizam trabalhadores do Itaú; em um ano e meio, foram 3,6 mil cortes
Desde abril as demissões no Itaú vêm se intensificando e aterrorizando ainda mais os bancários. A onda começou já no início do ano com a justificativa de que esses funcionários apresentavam baixa performance. Em um ano e meio, foram mais de 3,6 mil cortes.
Após encerrado do processo de avaliação de performance, as demissões aumentaram. A resposta do Itaú é que alguns departamentos estão passando por reestruturação. Na prática, áreas estão sendo encerradas, como o Investfone no Centro Administrativo (CA) ITM.
Em outros departamentos como a Atec (área de tecnologia), os cortes estão acontecendo com mais intensidade. Já na rede de agências, os relatos são de que os funcionários estão sendo pressionados pelo Agir e quem não bate as metas é demitido.
As denúncias vêm de trabalhadores dispensados no ITM, CAT, CAR, CT, CA Brigadeiro, IBBA, além da rede de agências.
Questionado pelo Sindicato, o Itaú informou que há saldo positivo no número de contratações em relação às demissões. A maioria dos trabalhadores dispensada tem mais tempo de banco (acima de 10 anos) ou salário maior por terem cargo pleno, sênior ou coordenação. No lugar, entram trabalhadores com salário menor – o piso – reduzindo a média salarial do banco.
Em áreas como a de tecnologia, além da troca de trabalhadores por causa dos salários, há também aumento de contratação de terceiros, PJs (pessoas jurídicas) e consultorias para substituição dos cargos com vencimentos maiores.
A reivindicação do Sindicato também são contratações não para substituir os que se dedicam, mas para a rede de agências, onde o atendimento é precário. E que o Itaú transforme em bancários os terceirizados, para que tenham todos os direitos reconhecidos.
Após encerrado do processo de avaliação de performance, as demissões aumentaram. A resposta do Itaú é que alguns departamentos estão passando por reestruturação. Na prática, áreas estão sendo encerradas, como o Investfone no Centro Administrativo (CA) ITM.
Em outros departamentos como a Atec (área de tecnologia), os cortes estão acontecendo com mais intensidade. Já na rede de agências, os relatos são de que os funcionários estão sendo pressionados pelo Agir e quem não bate as metas é demitido.
As denúncias vêm de trabalhadores dispensados no ITM, CAT, CAR, CT, CA Brigadeiro, IBBA, além da rede de agências.
Questionado pelo Sindicato, o Itaú informou que há saldo positivo no número de contratações em relação às demissões. A maioria dos trabalhadores dispensada tem mais tempo de banco (acima de 10 anos) ou salário maior por terem cargo pleno, sênior ou coordenação. No lugar, entram trabalhadores com salário menor – o piso – reduzindo a média salarial do banco.
Em áreas como a de tecnologia, além da troca de trabalhadores por causa dos salários, há também aumento de contratação de terceiros, PJs (pessoas jurídicas) e consultorias para substituição dos cargos com vencimentos maiores.
A reivindicação do Sindicato também são contratações não para substituir os que se dedicam, mas para a rede de agências, onde o atendimento é precário. E que o Itaú transforme em bancários os terceirizados, para que tenham todos os direitos reconhecidos.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta