Capital estrangeiro pode ter até 30% das ações ordinárias do Itaú
Um decreto presidencial autorizou na sexta-feira (15) o aumento da participação estrangeira no capital ordinário do Itaú Unibanco, chegando a até 30%, ante os atuais 7,18%. "É do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira de até 30% no capital ordinário do Itaú", diz o texto.
Em comunicado, o Itaú afirmou que a autorização "não afetará sua estrutura societária ou de controle". E aproveita para "reafirmar seu compromisso com o mercado brasileiro e com a criação de valor a longo prazo para seus acionistas."
A mudança tem como objetivo, segundo o Valor apurou, criar maior flexibilidade para o capital do banco, mas não está ligada a um projeto imediato. Abre, por exemplo, a possibilidade de o Itaú usar suas ações como moeda para a compra de ativo controlado por estrangeiro. Outro caminho poderia ser uma oferta secundária de papéis do Itaú que hoje estão na Itaúsa. A holding abriga cerca de 38% das ações ordinárias.
No ano passado, o Bradesco recebeu autorização semelhante, de aumentar a fatia de estrangeiros de 14% para 45% de seu capital ordinário. O objetivo era lançar nos Estados Unidos um programa de American Depositary Receipts lastreado em ações ordinárias.
Na sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff publicou outros seis decretos semelhantes, acatando indicações do Conselho Monetário Nacional. Esse passo é necessário para que o governo federal reconheça a presença de capital externo em instituições financeiras.
Entre os decretos, o Banco Confidence e sua corretora poderão ter até 100% de capital estrangeiro. A instituição alemã CHG-Meridian Deutsche Computer Leasing teve autorização para criar um braço de arrendamento mercantil. Dilma também aprovou a participação estrangeira de até 49% no capital social votante e de até 100% no capital social não votante da corretora XP. O Daycoval poderá ter até 45% de investidor externo.
Fonte: Valor Econômico
MAIS NOTÍCIAS
- 1º semestre da Funcef registra rentabilidade acima da meta atuarial
- Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
- Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
- Sindicato celebra o Dia do Bancário com show de prêmios e reconhecimento à categoria
- Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
- Dia do Bancário: Sindicato presente nas agências reforça diálogo e defesa de direitos
- Megaoperação revela que PCC utiliza fintechs para lavar bilhões de reais
- Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social
- Sindicato alerta para nova tentativa de golpe utilizando nosso parceiro jurídico Crivelli Advogados
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro