29/11/2011

Bancários debatem a invisibilidade negra no sistema financeiro

Por que quase não se encontram negros e negras trabalhando nas agências bancárias? Essa é uma das questões que estarão em xeque durante o 1º Fórum Nacional A Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro, que se estende desde essa segunda-feira 28 até terça 29, em Salvador (BA).

O evento, que está sendo promovido pela Contraf/CUT, tem como objetivo aprofundar o debate em torno das ações por maior igualdade de oportunidades nos bancos.

Desde o lançamento do Mapa da Diversidade nos Bancos, em 2009, pouco se avançou no combate às desigualdades no setor financeiro. Por isso, uma das reivindicações da última Campanha Nacional dos Bancários foi, justamente, a atualização da pesquisa a cada dois anos, de maneira a tornarem públicos os dados sobre a população negra no quadro de funcionários dos bancos, como subsídio para o debate de políticas de inclusão.

"Além de discutir a participação efetiva dos negros nos postos de trabalho dos bancos, iremos definir uma carta-compromisso com as entidades participantes, que reunirá ações e políticas a serem adotadas pelas organizações que buscarem combater o racismo", diz Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.

“Hoje as ações afirmativas são tão importantes quanto à luta por remuneração e melhores condições de trabalho. Por isso é contínua a mobilização dos bancários contra as desigualdades no sistema financeiro. Com os seus lucros recordes, os bancos têm a responsabilidade social da favorecer a inclusão e de permitir a ascensão profissional desses trabalhadores”, afirma Aline Molina, secretária geral da FETEC-CUT/SP.

O 1º Fórum Nacional A Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro tem transmissão ao vivo pelo site da Contraf-CUT. Clique aqui para assistir o evento.


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS