Coletivos de Sáude e Segurança da FETEC/CUT-SP realizam debate
Na quinta-feira, 10, os Coletivos Estaduais de Saúde e Segurança Bancária estiveram reunidos na sede da FETEC-CUT/SP, em São Paulo, para avaliação, apresentação dos resultados e ações ainda em trâmite, realizando o fechamento das atividades de 2011.
Na reunião de segurança, estiveram presentes Daniel Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que acompanha todas as discussões sobre o assunto, no Estado e Ademir Wiederkehr, diretor da Contraf CUT e responsável nacional pelo tema na categoria. Com o objetivo de obter avanços nos direitos, na prevenção e cuidados na vida do trabalhador, os dirigentes fizeram o resgate histórico sobre a Segurança Bancária nas discussões internas e também em relação as leis e ações realizadas em parceria com a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV).
Segundo Wiederkehr, é importante cada vez mais o envolvimento dos nossos sindicatos nesse debate. “A sociedade e a mídia já estão participando dessas discussões, principalmente porque o número de ataques com mortes praticamente duplicaram neste ano, comparado a 2010, quando foram registradas 23 ocorrências. Em 2011, sem chegarmos no final, já são 41 mortes em assaltos e ataques a bancos, incluindo bancários, vigilantes e transeuntes”, lembra o dirigente.
Cada sindicato deve atuar para fazer valer a lei 7102 em sua região. “Também precisamos estabelecer contato com as Delesp's, onde podemos fazer denúncias de irregularidades, além de propormos, através das câmaras, melhorias nos locais de trabalho, por meio das leis municipais”, afirma Valdir Machado, diretor da FETEC-CUT/SP.
Sobre saúde, os temas em pauta foram os problemas ainda enfrentados pelos bancários no INSS, com os planos de saúde e a parceria com a Agência Nacional de Saúde (ANS). O secretário de Saúde do Seeb São Paulo, Wacir Previtale, expôs a parceria da entidade com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Programa Nacional de Prevênção de Acidentes de Trabalho.
Também foi feita avaliação sobre a importância da relação sindical com órgãos institucionais, com ações em espaços sociais e a obtenção de estatísticas oficiais do Estado. Além disso, foram ressaltados os avanços da última campanha nacional. “Na questão da segurança, conquistamos uma cláusula que proibe o transporte de numerário por funcionários (estabelecido na Lei 7102), um dos principais problemas de insegurança da categoria. Já na saúde, conquistamos a inclusão da cláusula 35, que diz sobre a não exposição de ranking individual nos locais de trabalho, um dos motivos de grande constrangimento, inclusive de adoecimento dos trabalhadores, por conta de pressão”, reforça Crislaine Bertazzi, diretora da FETEC-CUT/SP.
Fonte: FETEC-CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- BB não faz proposta e quer jogar a culpa nos próprios funcionários
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi
- Banco Mercantil registra lucro recorde de R$ 548,4 milhões no semestre, mas fecha postos de trabalho
- Fim do recesso parlamentar exige mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores
- Sindicato participa do lançamento do Comitê Popular de Lutas de Catanduva e região
- NR-1: bancários cobram participação efetiva na prevenção e gerenciamento de riscos psicossociais
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1