Bancários e vigilantes aprimoram propostas de segurança privada
A Contraf-CUT promoveu nesta sexta-feira (16), uma reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, em São Paulo, para discutir uma proposta de atualização da lei federal nº 7.102/83 que trata da segurança nos estabelecimentos bancários. O encontro contou com a participação de representantes da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV).
"Aprimoramos as propostas dos bancários e vigilantes para contribuir na construção de um projeto de lei de estatuto de segurança privada que traga realmente avanços para os trabalhadores e a sociedade, a fim de proteger a vida das pessoas e garantir mais segurança para todos", afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional, Ademir Wiederkehr.
Para o presidente da CNTV, José Boaventura Santos, que participou do encontro, a lei federal nº 7.102/83 tem cumprido papel importante de controle e fiscalização dos estabelecimentos financeiros e das atividades de segurança privada, permitindo a uniformidade das regras aplicadas. "No entanto, essa legislação encontra-se hoje defasada, diante do crescimento da violência e da criminalidade, sendo necessária adequá-la à realidade atual para atender os interesses da sociedade brasileira", destaca.
"Queremos mais equipamentos de prevenção nas agências e postos de atendimento, como a obrigatoriedade da porta de segurança com detectores de metais, câmeras internas e externas com monitoramento em tempo real fora dos estabelecimentos controlados, vidros blindados nas fachadas, divisórias individualizadas e opacas entre os caixas internos e os eletrônicos com altura adequada à privacidade das operações, e biombos entre a fila de espera e a bateria de caixas", destaca Ademir.
Participaram da reunião representantes da Fetec-SP, Feeb-SP/MS, Fetec-PR, Feeb-RJ/ES, Fetec-Centro Norte e Sindicatos dos Bancários de Brasília e Campinas. Também estiveram presentes assessores jurídicos da Contraf-CUT e CNTV.
Fonte: Contraf-CUT com CNTV
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”
- Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
- Super Caixa: movimento sindical lança campanha "Vendeu/Recebeu"
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco