29/08/2011

Festa de confraternização foi um sucesso

Neste último domingo,  28 de agosto, a categoria bancária comemorou o seu dia. A data, definida há 59 anos para recordar uma das mais importantes greves da categoria, é uma referência histórica dos bancários e serve de exemplo para a mobilização da Campanha Nacional 2011, que já está nas ruas de todo o País, com foco no emprego decente.

Neste ano, a data ocorreu no final de semana antes da primeira rodada de negociações do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela CONTRAF-CUT, com a Fenaban, que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de agosto, com foco no tema emprego e reivindicações sociais. A segunda rodada, com o tema saúde e condições de trabalho, será realizada nos dias 5 e 6 de setembro; e a terceira, sobre remuneração, no dia 13 de setembro.

Em 28 de agosto de 1951, começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais dos bancários. A categoria reivindicava um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

 

Comemorando essa data histórica, a confraternização em nosso clube, ocorreu no sábado (27) e foi um grande sucesso, com a presença de mais de 1.200 pessoas, entre bancários, familiares e convidados.

 

Foram sorteados vários prêmios, sendo ganhadores dos principais os seguintes bancários:- Maurício D. C. Bolinelli, do BB de Vila Roberto - cruzeiro marítimo; Adélcio Amadeu Angelon, do BB de Tabapuã - netbook; Thais Nunes Malosso, BB de Itápolis – smart-phone; Elisângela Cristina Batista, Bradesco de Ibitinga – máquina fotográfica digital; Luciano A. P. Campos, Santander Catanduva – tv lcd full 32”; Marcelo Henrique Siviero, Santander de Catiguá – tablet  3G.

 

Além de churrasco e bebidas grátis, houve uma apresentação de parte da bateria da escola de samba Rosas de Ouro, com direito a passista e a criançada se divertiu nos brinquedos infláveis especialmente armados para elas.

 

Passada a comemoração, é hora de todos nós bancários, focarmos nossos esforços na campanha nacional que se avizinha, para que a mobilização da greve histórica de 1951, seja resgatada nessa campanha de 2011, pois nenhum direito conquistado, veio sem negociação, mobilização e luta.

 

 


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS