24/08/2011

Festa dos Bancários está chegando

Confraternização contará com música ao vivo, sorteio de brindes para os presentes e muita diversão para as crianças

 

 

Faltam poucos dias para a Festa dos Bancários, um dos eventos mais aguardados pela categoria. A tradicional confraternização será realizada no sábado, dia 27 de agosto (véspera do Dia do Bancário, leia abaixo a história), a partir das 11h, no Clube do Sindicato (Rua Bocaina, s/n, Jardim Del Rey).

 

 Quem comparecer ao nosso Clube neste sábado encontrará chope e churrasco à vontade. Também haverá música ao vivo, sorteio de brindes (a partir das 14h30min) para os presentes e muita diversão para as crianças.

 

A partir das 13h00min, será sorteado o primeiro cruzeiro marítimo, patrocinado pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, da Campanha Estadual de Sindicalização 2011, bem como 01 net book, 01 smartphone e 01 câmera fotográfica digital, patrocinados pela FETEC-CUT/SP. Nesse sorteio específico, irão participar todos os sindicalizados, inclusive os que não estiverem presentes à festa.

 

Poderão comparecer à festa todos os bancários sindicalizados, bem como seus dependentes legais. Os convites encontram-se à disposição na secretaria do Sindicato, na Rua Pernambuco, 156, Centro, Catanduva. Mais informações pelo telefone (17) 3522-2409.

 

História

 

O Dia dos Bancários foi instituído em homenagem à greve de 1951, organizada pelo Sindicato de São Paulo e considerada uma das mais longas e vitoriosas da história da categoria. A paralisação teve início em 28 de agosto daquele ano e durou 69 dias.

 

O preço pago pelo movimento foi alto, com forte repressão do governo estadual e do Ministério do Trabalho. Com o fim vitorioso da greve, os banqueiros acabaram demitindo algumas lideranças e transferindo outras para cidades do interior do Estado.

 

Apesar da dificuldade de rearticulação dos trabalhadores nos anos seguintes, a greve resultou não só num aumento salarial maior para São Paulo, mas também levou suas lideranças a outros municípios, propiciando a formação de vários sindicatos de bancários pelo Estado, além de maior questionamento da lei de greve do governo Dutra.

 


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS