Contraf-CUT participa de audiência pública sobre tempo nas filas nesta terça
A Contraf-CUT entregará aos deputados federais, durante a audiência pública, que acontece nesta terça-feira, às 14h30, em Brasília, documento que repudia a ação sistemática dos bancos de expulsar clientes de menor renda para fora das agências. A audiência, uma iniciativa do deputado Gean Loureiro (PMDB-SC), acontece no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e tratará sobre o tempo máximo de atendimento dos clientes nas instituições financeiras.
Os bancos no Brasil nos últimos anos vêm adotando como plano de negócios a intensificação da venda de produtos e serviços a clientes. Para transformar o ambiente interno das agências neste novo espaço de negócios, os bancos têm expulsado justamente os clientes de menor renda. Uma das táticas usadas é a diminuição de funcionários do atendimento, o que precariza o serviço.
"Este procedimento, não só causa diversos constrangimentos para os bancários e clientes, mas acaba acarretando mau atendimento e uma imensa sobrecarga de trabalho e estresse aos bancários", afirma o documento.
Mais bancários
Hoje existem diversas orientações estaduais e municipais sobre o assunto, muitas vezes divergentes. "Queremos registrar que apoiamos estas medidas, mas se a mesma não vier acompanhada da exigência que as agências aumentem seus efetivos para garantir o atendimento de qualidade, a providência não surte efeito esperado", defende a Contraf-CUT no documento.
De acordo com o deputado Loureiro, o objetivo da audiência é contribuir para a "construção de uma Política Nacional de Relações de Consumo em atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito a sua dignidade, saúde, segurança, proteção dos seus interesses econômicos e da melhoria da sua qualidade de vida".
O parlamentar catarinense afirma ainda em seu requerimento que, desde a edição do Código de Defesa do Consumidor, é reconhecida a vulnerabilidade dos clientes das instituições bancárias. "Se anualmente os bancos batem recordes nos lucros, é verdade também que vêm piorando o relacionamento com os clientes, principalmente os de baixa renda, aposentados e assalariados. O mesmo não ocorre com os clientes de melhor renda que dispõem de todos os mecanismos para evitar fila bancária".
Entre os convidados estão representantes do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Fórum Nacional dos Procons; Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) e Procon.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”
- Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
- Super Caixa: movimento sindical lança campanha "Vendeu/Recebeu"
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco