BC registra aumento de 40% de queixas contra os bancos
As reclamações de clientes registradas no Banco Central (BC) contra os bancos mais ricos do país aumentaram 40% no período de janeiro a junho de 2011, quando comparadas ao primeiro semestre do ano anterior.
No primeiro semestre deste ano foram 790 ocorrências mensais, em média, contra 564 em 2010. Apenas em junho de 2011 foram 1.073 queixas contra Santander, BB, Itaú, Bradesco, Caixa Federal e HSBC.
Os registros dão conta apenas de casos onde o Banco Central constatou o descumprimento de normativos do Conselho Monetário Nacional ou do próprio BC. Por essa razão as queixas mais freqüentes são débitos não autorizados (20,2%), serviços não contratados (10,1%), esclarecimentos incompletos (9,7%), descumprimento de prazos (9,3%) e operações não reconhecidas (6,2%). O órgão federal aconselha que correntistas registrem as reclamações primeiramente nas próprias instituições financeiras.
Desrespeito – Comparando os semestres de 2010 e 2011, o Santander foi o que teve um aumento maior de reclamações. Nesse período as queixas cresceram 240%. Em seguida, aparecem Itaú (81%), Bradesco (22%) e Caixa Econômica Federal (20%).
Fonte: SEEB S Paulo
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