Comissão da Câmara aprova projeto de lei sobre risco de vida para vigilantes
A Comissão do Trabalho, Administração e do Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na sessão dessa quarta-feira (6), o parecer do deputado João Campos (PSDB-GO) ao projeto de lei nº 1033/2003 da ex-deputada e hoje senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O projeto reestabelece os critérios para definição de atividades consideradas perigosas e institui o salário adicional para os vigilantes e empregados de transporte de valores.
O parecer de João Campos propõe a rejeição da emenda aprovada pelo Senado que obrigou o projeto a retornar à Câmara. O PL 1033 redefine os critérios para caracterização de uma profissão como atividade de risco.
De acordo com o texto aprovado originalmente pela Câmara, toda a atividade que, por sua natureza ou métodos de trabalho, implique risco acentuado em virtude de contato permanente com inflamáveis, explosivos e energia eletérica, roubos ou outras espécies de violência física, acidentes de trânsito e acidentes de trabalho. "Ou seja, a proposta claramente inclui os vigilantes como categoria sujeita a risco de vida.
Agora, o projeto segue para a apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). Lá, será avaliado pela ótica de jurisdicidade e adequação legislativa.
O secretário de assuntos parlamentares da CNTV e deputado distrital Chico Vigilante disse que já fez contato com o deputado João Paulo (PT-SP) e vai tentar colocar a a proposta em pauta na próxima semana. "É só avaliar questões regimentais. Outra boa notícia é que o relator da proposta na CCJC deve ser o companheiro Nelson Pellegrino (PT-BA) - um amigo da categoria. Foi mais um avanço, mais uma vitória na nossa luta pelo nosso direito", comemora Chico Vigilante.
O plenário da Comissão foi pequeno para abrigar todos os representantes sindicais dos vigilantes. Mas a pressão valeu a pena. O projeto finalmente andou. Agora, é acompanhar as próximas etapas.
Fonte: CNTV
MAIS NOTÍCIAS
- Sem apresentar índice, Fenaban quer dividir a categoria com reajustes diferenciados
- Atenção! Bancários têm até 31 de agosto para usufruir da folga assiduidade
- Bancos frustram bancários e não trazem índice de reajuste salarial
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- BB não faz proposta e quer jogar a culpa nos próprios funcionários
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi
- Banco Mercantil registra lucro recorde de R$ 548,4 milhões no semestre, mas fecha postos de trabalho
- Fim do recesso parlamentar exige mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores
- Sindicato participa do lançamento do Comitê Popular de Lutas de Catanduva e região
- NR-1: bancários cobram participação efetiva na prevenção e gerenciamento de riscos psicossociais