Preparem os bolsos: pedágios ficarão mais caros a partir de hoje
A partir de hoje, como já era esperado, os pedágios no estado de São Paulo irão aumentar. Preparem os bolsos! O reajuste terá variação de 6,55% e 9,77%. As estradas que foram privatizadas de 1998 a 2000, terão o reajuste de 9,77% com base no IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de junho de 2010 e maio de 2011. Já as estradas privatizadas a partir de 2008, o valor será reajustado de acordo com o IPCA (Índice Oficial de Inflação do País), de 6,55%.
A política de reajuste apenas se repete. Ano passado, o dia 1º de julho foi marcado por manifestações que protestavam não somente o aumento dos pedágios, mas a política de privatização realizada no estado de São Paulo, que resultou nessa lógica perversa de cobrança nos pedágios paulistas.
O movimento "Pedágio Justo" foi criado no mesmo período como forma de esclarecer a população sobre a maneira injusta de cobrança imposta pelas empresas que têm a concessão, além de alertar: "São Paulo não aguenta mais pedágios".
Foram feitas diversas matérias, reivindicações e questionamentos, inclusive um estudo sobre a política de privatização dos pedágios, realizada pela bancada do PT na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
"A população paga hoje por um erro político construído lá atrás, quando se usou o discurso que era necessário privatizar. Agora as empresas fazem notas nos seus sites justificando os aumentos e nós continuamos a pagar por uma política que foi feita de forma injusta, que transfere a conta para aqueles que necessitam usar a estrada", contesta Daniel Reis, Secretário de Imprensa da CUT/SP.
Por CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- Sem apresentar índice, Fenaban quer dividir a categoria com reajustes diferenciados
- Atenção! Bancários têm até 31 de agosto para usufruir da folga assiduidade
- Bancos frustram bancários e não trazem índice de reajuste salarial
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- BB não faz proposta e quer jogar a culpa nos próprios funcionários
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi
- Banco Mercantil registra lucro recorde de R$ 548,4 milhões no semestre, mas fecha postos de trabalho
- Fim do recesso parlamentar exige mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores
- Sindicato participa do lançamento do Comitê Popular de Lutas de Catanduva e região
- NR-1: bancários cobram participação efetiva na prevenção e gerenciamento de riscos psicossociais