Sindicato de São Paulo questiona parceria entre bancos e Polícia Militar
A Febraban e o comando da Polícia Militar de São Paulo estão acertando uma nova estratégia de segurança. A ideia - de acordo com reportagem do Jornal da Tarde - foi debatida em reunião realizada na sexta-feira, dia 13, entre oficiais da PM e representantes dos bancos.
A proposta é que policiais especializados em patrulhar as ruas façam rondas dentro dos bancos e em estacionamentos conveniados para coibir crimes como "saidinha de banco", sequestro de gerentes, roubos aos cofres e ataques aos caixas eletrônicos.
A operação passaria a valer a partir de 25 de maio, começando pela capital paulista.
Para o Sindicato dos Bancários de São Paulo, a iniciativa é absurda e contraria a lei federal nº 7.102/83, que prevê que a segurança bancária deve ser feita por empresas privadas.
"Vamos questionar o Ministério da Justiça sobre isso. Os bancos podem pagar pela própria segurança, não precisam retirar efetivo das ruas para cuidar das agências bancárias", destaca o diretor executivo do Sindicato, Daniel Reis, que acompanha as reuniões da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP) da Polícia Federal.
Daniel destaca que a medida rompe a linha tênue entre público e privado e configura privatização da segurança pública do Estado de São Paulo.
"Além disso, coloca em risco a segurança dos usuários dos bancos. Esse modelo é adotado em Medelin, na Colômbia, e Cidade do México. São cidades que visitei e onde esse sistema é questionável, inclusive pelas autoridades brasileiras", completa.
Mesa temática
A proposta construída com a PM contraria também o que foi dito pelos representantes dos bancos na mesa temática sobre segurança bancária - que já teve duas rodadas este ano. "Eles falaram em redução de ocorrências para justificar a retirada das portas de segurança na adequação de layouts, por exemplo, no Banco do Brasil e no Itaú", salienta Daniel.
"Preocupados em tornar o visual mais bonito e moderno colocam trabalhadores e clientes em risco e agora apelam para a segurança da PM. Isso é no mínimo incoerente", ressalta a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.
Febraban
O site da federação dos bancos não informa sobre a "parceria" com a PM. Apenas fala em uma reunião realizada na terça-feira, com os comandantes dos batalhões, sobre a "Operação Conheça seu Comandante, um ciclo de palestras dedicado a treinar agentes bancários sobre questões de segurança e estabelecer relacionamento e troca de informações com os policiais responsáveis pelo policiamento nas áreas das agências bancárias locais".
Fonte: Seeb São Paulo com Jornal da Tarde
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”
- Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
- Super Caixa: movimento sindical lança campanha "Vendeu/Recebeu"
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco