Sindicato de São Paulo reverte quatro demissões no Itaú por assédio moral
Quatro funcionários vítimas de assédio moral e demitidos injustamente pelo Itaú Unibanco foram readmitidos na semana passada, em São Paulo. A conquista configura mais um resultado do instrumento de combate ao assédio moral garantido na Campanha Nacional Unificada 2010.
Os trabalhadores, que tinham problemas com um gestor, foram demitidos. A denúncia chegou ao Sindicato dos Bancários de São Paulo e, conforme previsto pelo instrumento de combate ao assédio moral, o problema foi apurado pelos dirigentes.
Diante da comprovação, foi levado à direção do banco que, após avaliar o caso, reconheceu a injustiça cometida e readmitiu os bancários. Além disso, o gestor responsável pelo assédio moral foi reorientado e será transferido em breve.
"Isso mostra que o banco também está levando a sério o combate ao assédio moral que é uma das prioridades da categoria e, consequentemente, do Sindicato. Trata-se de uma prática cruel que causa sofrimento e adoecimentos aos trabalhadores e tem de ser combatida", diz a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
"O instrumento conquistado pelos trabalhadores na campanha passada está alcançando importantes resultados. E isso depende da participação dos bancários que devem reunir informações, sair do isolamento e denunciar o problema para que possamos apurar e cobrar providências do banco", ressalta Juvandia.
Denuncie
O instrumento de combate ao assédio moral é uma das mais importantes conquistas da categoria bancária. Para denunciar, os bancários devem acessar o site e clicar aqui . Lá estão todas as informações sobre a ferramenta, além do formulário para fazer a denúncia.
É importante destacar que os trabalhadores têm sua identidade totalmente preservada. Após receber a queixa, os dirigentes sindicais têm dez dias para apurar as informações e levá-las ao banco. A partir daí, a instituição financeira tem até 60 dias para apurar e resolver a situação, e dar retorno ao Sindicato.
"Estamos cobrando de todos os bancos que façam valer o instrumento contra o assédio moral que é nocivo à saúde dos funcionários e da própria instituição", ressalta Juvandia. O acordo com o Sindicato já foi assinado por representantes de Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Caixa Federal, HSBC, Votorantim, Bicbanco, Citibank e Safra.
Fonte: Seeb São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato, empregados e demais entidades sindicais apoiam candidatura de Fabiana Uehara para o CA da Caixa
- Fique atento ao horário especial de funcionamento do Sindicato no Carnaval
- Banco Mercantil pagará segunda parcela da PLR no dia 4 de março
- PLR do Bradesco será paga no dia 27 de fevereiro
- Conquista do Sindicato: Mais 310 mulheres se formam com bolsas do projeto Mais Mulheres na TI
- Atendendo a pedido dos Sindicatos, Banco do Brasil antecipa pagamento da PLR para 3 de março
- ContrafCast aborda os impactos positivos da isenção do Imposto de Renda sobre o PIB
- COE Bradesco solicita o pagamento do PRB e banco nega
- Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
- Cobranças levam Caixa a corrigir distorções no Super Caixa
- Fim da escala 6x1 avança na Câmara e reforça pauta histórica do Sindicato
- Participe da enquete sobre o PL 581/2019 que trata da isenção de IR sobre a PLR
- Associações representativas e Sindicato orientam voto na AGO da Cabesp
- Reforma do Imposto de Renda amplia isenção e avança na justiça tributária para trabalhadores
- Bradesco lucra R$ 24,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 2 mil postos e reduz rede de atendimento