27/04/2011

Ato cobra humanização das perícias

Em ato durante congresso de peritos do INSS no Rio de Janeiro, a CUT cobrou a imediata humanização das perícias médicas realizadas pelo órgão. O Sindicato apoiou a participou da manifestação, ao lado de diversas outras entidades de trabalhadores ligadas à Central.

“Foi uma atividade importante e bastante representativa, que contou com a participação de bancários, metalúrgicos e outras categorias de trabalhadores”, relata o secretário de Saúde do Sindicato, Walcir Previtalle, que representou a entidade na manifestação.

O ato, realizado nesta terça 26 em frente ao Centro de Convenções Sul América, onde se realizava o 3ª Congresso Brasileiro de Perícias Médicas, marcou o início da programação pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, em cuja data, 28 de abril, haverá audiência pública sobre o tema, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Hoje muitos segurados são encarados pela perícia como fraudadores da Previdência, e acabam tendo que voltar ao trabalho quando de fato não estão aptos para exercerem suas funções naquele momento. A humanização da perícia representa o fim dessa política que encara o trabalhador com LER/Dort ou outros problemas de saúde como fraudadores”, explica Walcir.

O dirigente ressalta ainda que o ato não foi contra os peritos. “Alguns peritos inclusive manifestaram seu apoio à campanha. Não somos contra esses profissionais, estamos lutando contra uma política que fere os direitos dos trabalhadores.”

Também participaram da manifestação representantes da CUT-RJ, da Contraf-CUT/RJ, do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas (Sinttel) do Rio, do Sindicato dos Bancários do Rio, do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio (Sintergia), além dos secretários de Saúde da CUT e da CUT-RJ.

28 de abril - O Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes de Trabalho foi criado pela OIT em 2003, após a morte de 78 trabalhadores numa mina dos Estados Unidos. O objetivo da OIT é que a data seja um momento de reflexão sobre as condições de saúde e segurança do trabalhador em todo o mundo.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS