Banespianos exigem debates públicos sobre o Plano II do Banesprev
Mais uma vez as entidades de banespianos mostram divisão quanto ao voto que farão na assembleia do Banesprev, marcada para o próximo dia 30, em São Paulo.
De um lado, a Afubesp e as entidades sindicais se posicionam de forma contundente contra a aprovação das duas propostas que estão em julgamento: a cobrança em dobro para o pessoal da ativa ou a redução do valor das aposentadorias com a instituição de uma contribuição permanente para o pessoal já aposentado. Detalhe que para implementar essa última decisão, faz-se necessária a mudança de regulamento, precedente perigoso para todas as aposentadorias.
Inexplicavelmente, os representantes da Afabesp e da Abesprev no Conselho Deliberativo (de Administração) se alinharam com o Santander propondo a aprovação dessas propostas, com ênfase na cobrança também dos aposentados.
O que torna ainda mais embaraçosa essa posição é que o pessoal do Plano II tem até abril de 2012 para buscar alternativas ou propostas que amenizem os mudanças.
Divididos
Esta poderá ser mais uma divisão entre os banespianos, repetindo o que ocorreu na reforma estatutária do próprio Banesprev. Há um clamor entre todos os colegas para que as entidades trabalhem unidas em prol da comunidade.
Assim, a Afubesp propôs em vários encontros regionais que, diante dessas polêmicas, os sindicatos e as afabans realizassem debates públicos prévios, convocando representantes das duas posições, com regras acertadas em comum acordo sobre tempo de exposição, réplicas e tréplicas. Depois dos debates, cada um decidiria sua posição com tranquilidade.
Porém, por uma ordem de São Paulo, as afabans não aceitam realizar esses debates, o que só favorece a tentativa do Santander em mudar o Plano II.
Enquanto algumas afabans obedecem cegamente esse orientação e impedem a participação de colegas do Plano II, outras rompem com São Paulo e alinham-se em defesa das aposentadorias.
A diretoria da Afubesp reitera aos colegas banespianos a busca pela unidade neste momento e, para isso, o primeiro caminho é a realização de debates. Procure sua afaban e seu sindicato para propor encontros coletivos.
Assembleia
Compareça à assembleia e prontifique-se a ser procurador. Caso realmente não tenha condições de participar envie procuração para a Afubesp até o dia 25.
Fonte: Afubesp
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!