Sindicato apoia a Chapa 1 na eleição da Funcef de 26 de abril a 6 de maio
Com mais de 100 mil participantes e patrimônio de R$ 38,9 bilhões, a Funcef é o terceiro maior fundo de pensão do país.
Os participantes da Funcef, o fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal, vão às urnas de 26 de abril a 6 de maio para renovar três vagas na diretoria executiva da entidade, duas vagas do Conselho Deliberativo e uma vaga do Conselho Fiscal. Quatro chapas disputam a eleição. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, juntamente com a Contraf-CUT apoia a Chapa 1 - Movimento pela Funcef, que conta com o respaldo das principais entidades sindicais e representativas dos trabalhadores da ativa e aposentados.
Com mais de 100 mil participantes e patrimônio de R$ 38,9 bilhões, a Funcef é o terceiro maior fundo de pensão do país. Como resultado de um longo processo de lutas por democratização e transparência, os empregados da Caixa conquistaram em 2002 a paridade nos conselhos deliberativo e fiscal da Funcef e o direito de eleger a metade da diretoria executiva em 2006.
"Há inúmeras razões para apoiarmos a Chapa 1 na eleição da Funcef", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. "Em primeiro lugar porque coloca em prática um princípio que sempre defendemos, que é o de buscar a unidade das entidades dos empregados para fortalecer a luta em defesa da Funcef e dos direitos dos participantes", destaca.
A Chapa 1 - Movimento pela Funcef é composta por representantes de todos os segmentos dos empregados, da ativa e aposentados. Tem o apoio dos mais de 100 sindicatos de bancários cutistas, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Federação Nacional das Associações dos Aposentados da Caixa (Fenacef), da Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa (Fenag), de 25 das 27 Apcefs do país, de 26 associações de gestores (Agecefs) e de todas as associações de aposentados e pensionistas.
Seriedade e competência
"É importante destacar que essa ampla unidade só pôde ser construída por causa da representatividade, da seriedade e da competência que essas entidades já demonstraram na gestão da Funcef e nas conquistas de direitos dos participantes nos últimos anos", acrescenta Carlos Cordeiro. "E, além disso tudo, a Chapa 1 é integrada por quatro ex-dirigentes sindicais, entre eles os companheiros José Carlos Alonso, diretor da Contraf-CUT, e Miguel Correia, ex-diretor da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT)", completa.
Veja a composição da Chapa 1 - Movimento pela Funcef:
Diretoria Executiva - José Carlos Alonso (SP), Antônio Bráulio de Carvalho (MG) e Renata Marotta (aposentada, SP).
Conselho Deliberativo - Titulares: José Miguel Correia (PE) e Olívio Gomes Vieira (aposentado, RJ). Suplentes: Gilmar Cabral Aguirre (RS) e Manuel Alfredo Filho (aposentado, BA).
Conselho Fiscal - Titular: Carlos Alberto de Oliveira Leite (RN). Suplente: José Francisco Zimmermann (SC).
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi