Câmara aprova fim do fator previdenciário e reajuste de 7,72% aos aposentados
Os deputados federais votaram na noite da terça-feira (4) a Medida Provisória (MP 475) e aprovaram a emenda do deputado Fernando Coruja (PPS-SC), que extingue o fator previdenciário a partir de janeiro de 2011, por 323 votos a 80 e 2 abstenções.
O fator, criado no governo Fernando Henrique Cardoso para reduzir o valor das aposentadorias, é uma fórmula utilizada para o cálculo do benefício, que se aplica aos trabalhadores do setor privado e público, regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Também foi aprovada emenda do deputado Paulinho (PDT-SP) que aplica reajuste de 7,72% para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo, retroativo a partir de 1º de janeiro deste ano.
O texto aprovado substitui o do relator da MP, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que estabelecia um reajuste de 7%, o que equivale a 80% da variação do PIB mais inflação.
A proposta de Vaccarezza aumentava a oferta do Executivo, que previa um reajuste de 6,14% (aumento de 50% do PIB mais a inflação, com base no INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo IBGE). O índice proposto pelo governo representava um gasto de R$ 6,7 bilhões por ano para a Previdência.
A proposta segue agora para votação do Senado e, se aprovada, deve ser sancionada ou vetada pelo presidente da República. Mas se for alterada retornará para nova apreciação dos deputados.
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que "a Câmara dos Deputados honrou o acordo feito com o Senado, Cobap, centrais e confederações de trabalhadores e aprovou o aumento de 7,72% para os aposentados e pensionistas, retroativo a 1º de janeiro, descontado o que já foi dado". Para ele, "valeu a pena as vigílias que fizemos. Foram dois anos de luta. E tudo começou com projeto que apresentei lá atrás. Mais uma vez a justiça venceu".
Fonte: Contraf/CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade