Bancários da CEF fazem terça Dia de Luta por isonomia e contra reestruturação
Dia Nacional de Luta terá manifestações em agências da base do Sindicato de Catanduva.
O Dia Nacional de Luta dos empregados da Caixa, em Catanduva e região, será marcado por manifestação nas agências. A mobilização acontece nesta terça 29, véspera da negociação entre a direção do banco e Contraf/CUT e Comissão Executiva dos Empregados (CEE). A reunião vai tratar de questões relacionadas ao Plano de Cargos Comissionados (PCC), que é chamado pela empresa de Plano de Funções Gratificadas (PFG).
Para o PCC, os representantes dos empregados defendem a manutenção das funções, melhoria da metodologia de ascensão, regularização da jornada de seis horas sem redução salarial para todos os cargos e funções e substituição do piso de remuneração de função, de modo a valorizar a tabela dos cargos em comissão e diminuir o Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), diferenciando função técnica de função de confiança.
Os bancários querem ainda a reavaliação do dimensionamento de cargos técnicos e gerenciais, com retirada da condição dada ao gestor para nomear, conforme prevê o normativo RH 060. Outra reivindicação é para que os habilitados pelo PSI ou pelo Bancop sejam chamados de acordo com a classificação.
A realização do Dia Nacional de Luta foi aprovada pelo 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado entre os dias 28 e 30 de maio, em São Paulo. O movimento nacional dos empregados da Caixa avalia que a intransigência e a falta de transparência por parte da empresa levam ao aumento da insegurança entre os trabalhadores das áreas afetadas pelo processo de reestruturação.
A luta por isonomia de direitos entre empregados novos e antigos e a exigência de valorização e respeito aos trabalhadores, com o fim da reestruturação, figuram entre as principais prioridades da campanha salarial deste ano na Caixa.
Fonte: SEEB S Paulo e Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi