Funcef tem novo presidente
Nomeação foi aprovada pelo Conselho Deliberativo. Luta do movimento é para que os cargos na direção e conselhos sejam ocupados apenas por bancários.
Desde segunda-feira, 5 de julho, o empregado da Caixa Carlos Alberto Caser é o novo presidente da Funcef, por indicação da patrocinadora. Ele ficará no cargo até a data de 10 de outubro deste ano, em substituição ao então presidente Guilherme Lacerda, sob licença não-remunerada para concorrer a mandato eletivo.
O afastamento de Lacerda e a nomeação de Caser foram aprovados na reunião de 1º de julho do Conselho Deliberativo da Funcef, em consonância com as regras estatutárias vigentes.
Como representante eleito pelos empregados da Caixa, Caser foi diretor de Controladoria da Funcef entre 1º de outubro de 2002 e 14 de agosto de 2007, além de diretor de Benefícios no período de 15 de agosto de 2007 a 30 de maio de 2010.
A defesa da ocupação de cargos na diretoria e nos conselhos da Funcef apenas por empregados da Caixa é uma das reivindicações históricas do movimento nacional dos trabalhadores da empresa. Isso significa que, a exemplo dos representantes eleitos entre os associados, as indicações da patrocinadora ocorram também entre os bancários da Caixa.
O mote “Quem faz a Funcef é quem deve geri-la”, conforme consta entre os compromissos da Chapa 1 – “Movimento pela Funcef”, cujos membros foram eleitos para parte do Conselho Deliberativo e parte da Diretoria Executiva, é vital para a construção de uma fundação cada vez mais transparente e eficiente.
O movimento nacional associativo dos empregados da Caixa entende que a gestão na Funcef deva estar a cargo dos próprios participantes, para que estes possam responder integralmente pela segurança e pela evolução do patrimônio destinado à complementação de suas aposentadorias.
Fonte: Agência Fenae
MAIS NOTÍCIAS
- Cultura Red Pill: o discurso de ódio às mulheres que se concretiza em violências físicas, psicológicas e letais
- Copom reduz Selic em 0,25 ponto, mas mantém juros elevados e críticas à política monetária
- Sindicato vai à luta contra metas abusivas e escancara realidade dos trabalhadores do Mercantil
- Sindicato debate campanha nacional e fortalece estratégias de luta com análise de conjuntura e mobilização da diretoria
- Pagamento do Super Caixa de 2025 e regras para 2026 frustram empregados. Apcef/SP e Sindicato cobram negociação dos critérios em mesa
- Itaú lucra bilhões, corta empregos e precariza atendimento: Sindicato vai às ruas e cobra responsabilidade social
- Dia Nacional de Luta no Bradesco: Sindicato vai às ruas contra demissões e abandono da população
- 2º turno da eleição para o CA da Caixa começa nesta quarta-feira (18). Vote Fabiana Uehara - 0001!
- Contraf-CUT e Sindicatos lançam panfleto didático e interativo de como enfrentar atitudes tóxicas e de violência doméstica
- Apoio ao fim da escala 6×1 cresce e chega a 71% dos brasileiros, diz Datafolha
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa