23/06/2026
Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
A Caravana da FETEC-CUT/SP começa nesta quarta-feira (24), data em que o Comando Nacional dos Bancários entrega à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a Minuta de Reivindicações da Campanha Nacional 2026. O lançamento oficial acontece na capital paulista e marca o início de uma das maiores mobilizações da categoria bancária no país.
Criada em 2000, a Caravana percorre anualmente todas as cidades-polo dos sindicatos filiados à FETEC-CUT/SP. Tradicionalmente, a estreia ocorre na capital, com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que reúne a maior base de trabalhadores bancários do Brasil, com mais de 100 mil profissionais.
Para a presidenta da FETEC-CUT/SP, Aline Molina, a campanha deste ano ultrapassa as pautas corporativas e dialoga com temas que impactam toda a sociedade.
“Além da nossa luta pela garantia e ampliação de direitos, a categoria estará unida em defesa da democracia e da soberania nacional. Nossa campanha também é uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por um sistema financeiro acessível a toda a população brasileira”, afirma.
Ao longo de sua trajetória, a Caravana consolidou-se como um importante instrumento de diálogo com a população. Além das atividades sindicais, promove intervenções culturais, apresentações musicais e teatrais em ruas e centros comerciais, ampliando o debate sobre temas como assédio moral, condições de trabalho e qualidade do atendimento bancário.
Em Catanduva, bancários e bancárias receberão a Caravana no dia 2 de julho. "A ação é um chamado público para reforçar a importância do engajamento da categoria na luta para garantir a renovação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e obter vitória nas negociações com os bancos, ampliando nossas árduas conquistas. Também dialogaremos com a população, enquanto Sindicato Cidadão que somos, explicando os principais pontos de nossa minuta e a importância de estarmos unidos na construção de um país mais justo e inclusivo. Juntos avançamos nas conquistas!", ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
Neste ano, duas campanhas ganham destaque especial durante a mobilização.
Quero + Agências
A campanha “Quero + Agências” convoca bancários e sociedade a se mobilizarem contra o fechamento de unidades bancárias em São Paulo. A iniciativa defende o atendimento presencial, a preservação dos empregos e o fortalecimento da economia local.
A secretária-geral da FETEC-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, alerta para os impactos sociais da redução da rede bancária.
“Os bancos tentam vender a ideia de que tudo pode ser resolvido por aplicativo, mas a realidade é muito diferente. Estamos vendo cidades inteiras perdendo agências, com pessoas, principalmente idosos, sendo obrigadas a percorrer longas distâncias para obter atendimento presencial. É um problema grave que afeta a economia local, compromete o acesso a serviços essenciais e amplia desigualdades”, destaca.
Bancários contra o feminicídio
Outro eixo da Caravana será a campanha “O problema é todo nosso! Bancários contra o feminicídio”, que busca envolver os homens bancários no enfrentamento ao machismo, à misoginia e à violência contra as mulheres.
Para Roberto Rodrigues, diretor administrativo da FETEC-CUT/SP e um dos coordenadores da iniciativa, o enfrentamento à violência de gênero exige participação ativa dos homens.
“A categoria bancária sempre esteve na vanguarda das conquistas relacionadas à igualdade de gênero, mas ainda há muito a avançar. E esse avanço depende fundamentalmente dos homens. Somos nós que precisamos rever comportamentos, romper silêncios e enfrentar práticas que reproduzem violência e desigualdade”, afirma.
As duas campanhas foram lançadas oficialmente durante a 28a Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP, realizada no dia 13 de junho deste ano.
Roteiro
Após o lançamento em São Paulo, a Caravana da FETEC-CUT/SP percorrerá Presidente Prudente, Assis, Barretos, Catanduva, Araraquara, Limeira, Bragança Paulista, Jundiaí, Registro, Guarulhos, Taubaté, Mogi das Cruzes e encerrará sua jornada no ABC Paulista, em 17 de julho.
Criada em 2000, a Caravana percorre anualmente todas as cidades-polo dos sindicatos filiados à FETEC-CUT/SP. Tradicionalmente, a estreia ocorre na capital, com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que reúne a maior base de trabalhadores bancários do Brasil, com mais de 100 mil profissionais.
Para a presidenta da FETEC-CUT/SP, Aline Molina, a campanha deste ano ultrapassa as pautas corporativas e dialoga com temas que impactam toda a sociedade.
“Além da nossa luta pela garantia e ampliação de direitos, a categoria estará unida em defesa da democracia e da soberania nacional. Nossa campanha também é uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por um sistema financeiro acessível a toda a população brasileira”, afirma.
Ao longo de sua trajetória, a Caravana consolidou-se como um importante instrumento de diálogo com a população. Além das atividades sindicais, promove intervenções culturais, apresentações musicais e teatrais em ruas e centros comerciais, ampliando o debate sobre temas como assédio moral, condições de trabalho e qualidade do atendimento bancário.
Em Catanduva, bancários e bancárias receberão a Caravana no dia 2 de julho. "A ação é um chamado público para reforçar a importância do engajamento da categoria na luta para garantir a renovação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e obter vitória nas negociações com os bancos, ampliando nossas árduas conquistas. Também dialogaremos com a população, enquanto Sindicato Cidadão que somos, explicando os principais pontos de nossa minuta e a importância de estarmos unidos na construção de um país mais justo e inclusivo. Juntos avançamos nas conquistas!", ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
Neste ano, duas campanhas ganham destaque especial durante a mobilização.
Quero + Agências
A campanha “Quero + Agências” convoca bancários e sociedade a se mobilizarem contra o fechamento de unidades bancárias em São Paulo. A iniciativa defende o atendimento presencial, a preservação dos empregos e o fortalecimento da economia local.
A secretária-geral da FETEC-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, alerta para os impactos sociais da redução da rede bancária.
“Os bancos tentam vender a ideia de que tudo pode ser resolvido por aplicativo, mas a realidade é muito diferente. Estamos vendo cidades inteiras perdendo agências, com pessoas, principalmente idosos, sendo obrigadas a percorrer longas distâncias para obter atendimento presencial. É um problema grave que afeta a economia local, compromete o acesso a serviços essenciais e amplia desigualdades”, destaca.
Bancários contra o feminicídio
Outro eixo da Caravana será a campanha “O problema é todo nosso! Bancários contra o feminicídio”, que busca envolver os homens bancários no enfrentamento ao machismo, à misoginia e à violência contra as mulheres.
Para Roberto Rodrigues, diretor administrativo da FETEC-CUT/SP e um dos coordenadores da iniciativa, o enfrentamento à violência de gênero exige participação ativa dos homens.
“A categoria bancária sempre esteve na vanguarda das conquistas relacionadas à igualdade de gênero, mas ainda há muito a avançar. E esse avanço depende fundamentalmente dos homens. Somos nós que precisamos rever comportamentos, romper silêncios e enfrentar práticas que reproduzem violência e desigualdade”, afirma.
As duas campanhas foram lançadas oficialmente durante a 28a Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP, realizada no dia 13 de junho deste ano.
Roteiro
Após o lançamento em São Paulo, a Caravana da FETEC-CUT/SP percorrerá Presidente Prudente, Assis, Barretos, Catanduva, Araraquara, Limeira, Bragança Paulista, Jundiaí, Registro, Guarulhos, Taubaté, Mogi das Cruzes e encerrará sua jornada no ABC Paulista, em 17 de julho.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
- Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- 41º Conecef aprova plano de lutas e reivindicações das empregadas e empregados da Caixa