07/06/2022

Congressos e encontros nacionais por bancos serão realizados entre 8 e 10 de junho



Bancários e bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil se reúnem de quarta-feira (8) a sexta-feira (10) para debaterem sobre as questões que afetam seu dia a dia de trabalho e definirem suas pautas específicas de reivindicações, que serão negociadas com os respectivos bancos durante a Campanha Nacional da categoria. O encontro será realizado de forma híbrida, com participação no local, em São Paulo, e de forma remota, por uma plataforma eletrônica de videoconferência e de votação.

Bancários e bancárias de Catanduva e região serão representados pela diretoria do Sindicato.

No 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), os debates girarão em torno de três eixos distintos:

1. Defesa dos bancos e empresas públicas; defesa da Caixa 100% Pública;
2. Saúde e condições de trabalho, incluindo o plano de saúde dos empregados (Saúde Caixa); e Fundo de Previdência dos empregados (Funcef);
3. Manutenção dos direitos atuais e conquistas de novos; mais contratações;
4. Organização sindical e defesa da democracia.

“São quatro eixos de discussões que englobam não apenas as questões que estão no dia a dia dos empregados, vão além e entram em temas que estão na ordem do dia de toda a sociedade”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “Já é cultural no movimento sindical bancário debater e apresentar soluções para as pautas da categoria e também para pautas sociais. Trata-se de nosso perfil de sindicato cidadão”, completou.

“O Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores da Caixa, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa. As discussões assumem ainda maior importância frente a esse momento tão difícil para os trabalhadores, para a Caixa e para o Brasil. Sabemos que este ano a conjuntura é bastante adversa, com ataques constantes por parte do governo e da direção do banco aos direitos da categoria e também à sua função social enquanto empresa pública. A conjuntura pede resistência. O Congresso deve promover maior interação, união e ânimo para a luta", destaca o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

> 38º Conecef definirá reivindicações dos empregados da Caixa

No 33° Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), além de tratar de melhores condições de trabalho e mais dignidade para funcionários do Banco do Brasil, os temas tratarão sobre a importância do banco público para o desenvolvimento regional e para o incentivo à agricultura familiar como forma de combate à fome e redução dos custos dos alimentos, além do papel específico do Banco do Brasil na construção do Brasil que a gente quer. No último dia do encontro ainda serão debatidos temas ligados à desigualdade de gênero e de raça no trabalho, inclusive de remuneração, além do acesso ao trabalho e à renda pela juventude.

“É impressionante o que este governo vem fazendo com os funcionários e com o Banco do Brasil de forma específica e com todos os bancos e demais empresas públicas de forma geral. Demonizam os funcionários e promovem uma verdadeira desestruturação das empresas para poder vendê-las a troco de bananas, sem dar o devido valor e importância ao que elas representam para o país”, disse o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga. “Sem os bancos públicos praticamente não haveria investimentos na agricultura, na habitação, em infraestrutura, no desenvolvimento regional. O país estaria em uma situação ainda pior que eles conseguiram deixar”, completou.

"Estamos enfrentando diversas medidas recessivas e de retirada de direitos por parte do governo federal e de seus aliados no Congresso. Muitas delas foram articuladas e patrocinadas pelo próprio sistema financeiro. Em meio a todas essas adversidades, nossa luta será para não perder garantias já conquistadas", acrescentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.

> 33º Congresso Nacional dos funcionários do BB acontece dias 8 e 10 de junho

Encontros de banco privados

Os funcionários do Bradesco, Itaú e Santander também realizam seus encontros nacionais na próxima semana. Além de debaterem questões gerais, que envolvem toda a categoria, também debaterão pautas específicas para contribuírem com a elaboração da minuta de reivindicações dos bancários, que será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), após a definição da Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada de 10 a 12 de junho, e a aprovação pelas assembleias que serão realizadas pelos sindicatos de bancários de todo o país.

> Bancários do Itaú realizam encontro nacional nesta quinta-feira (9)
> Bancários do Bradesco realizam encontro nacional nesta quinta-feira (9)
> Funcionários do Santander realizam Encontro Nacional nesta quinta- feira (9)


Cuidados com a covid-19

Todas as delegadas e todos os delegados que forem participar presencialmente deverão apresentar comprovação de vacinação contra a covid-19 (passaporte vacinal) no ato do credenciamento. Também deverão apresentar o comprovante de teste negativo, do tipo antígeno, contra a covid-19, realizado em até 3 (três) dias antes do credenciamento.
 
> Conferência Nacional define pauta dos bancários neste fim de semana

Acompanhe todas as informações pelo site e redes sociais do Sindicato:

O Sindicato ampliou seus canais de comunicação para fortalecer e facilitar o diálogo entre a entidade e os trabalhadores. Nesses canais você tem acesso a todas as informações e pode, ainda, tirar suas dúvidas, fazer denúncias e sugestões. Fale conosco pelo (17) 3522-2409 ou pelo (17) 99259-1987.

Se preferir, pode também acompanhar o Sindicato pelas redes sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instragram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão. Basta adicionar o número (17) 99259-1987 em seus contatos, enviar um WhatsApp com seu nome, cidade e banco em que trabalha.
Fonte: Seeb Catanduva, com informações da Contraf-CUT

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS