03/06/2022

Junho violeta: mês alerta sobre a violência contra a pessoa idosa



Junho se inicia e traz alerta sobre a violência cometida contra a pessoa idosa. Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mês tem por objetivo sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizada em 2021, mostra que dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais.

Somente no primeiro semestre do ano passado, mais de 33 mil casos de violência contra idosos foram registrados pelo Disque 100, e o número de violações foi superior a 141 mil, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Principalmente em tempos de pandemia, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, como entidade cidadã, ressalta a importância da manutenção da qualidade de vida para as pessoas idosas, com 60 anos ou mais, e seu direito de envelhecer dignamente, usufruindo de atendimento médico adequado, uma aposentadoria com benefícios justos e acesso à atividades que lhes tragam bem-estar físico, mental e emocional.

Como denunciar

A violência contra o idoso tem muitas faces – os tipo são: violência física, psicológica; institucional, patrimonial e sexual, também a negligência, o abuso financeiro e discriminação.

Há diversas maneiras de denunciar violência contra a pessoa idosa. Em todo o país, é possível pelo Disque 100. 
Fonte: Seeb Catanduva, com informações da Afubesp

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS