06/04/2022
Eleições Previ: conheça as propostas da Chapa 3 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato

Os associados irão eleger, de 18 a 29 de abril, a nova diretoria da Previ. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região apoia a Chapa 3 – Previ para os Associados. Conheça os candidatos da chapa.
Segundo, Ernesto Izumi, Conselheiro Deliberativo Eleito no Fundo de Pensão, a Previ é muito bem gerida, mas há espaço para melhorias. No Previ Futuro, Izumi cita como exemplos de possíveis melhorias a alteração da tabela que permite elevar as contribuições do banco, a chamada tabela PIP. E lutar por contribuições do banco sobre a PLR, o que aumentariam a reserva individual.
“É importante para o associado e ajudaria o banco na política de retenção de talentos. Temos propostas avançadas para resgate da parte patronal na demissão e redução do tempo para ter direito a aposentadoria, dentre outros”, ressalta Izumi.
Se eleita, a Chapa 3 – Previ para os Associados irá lutar, ainda, pela aprovação de uma uma lei para que a opção de tributos do Imposto de Renda possa ser feita no momento da aposentadoria.
No material de campanha, a Chapa 3 destaca como objetivo “continuar construindo” a história de sucesso da Previ, “rechaçando todas as ameaças” ao patrimônio dos participantes. “A gestão paritária entre associados e patrocinador é das mais avançadas e democráticas”, pontua.
A Previ mantém uma posição de destaque entre os fundos de pensão do país, gerenciando o patrimônio de cerca de 200 mil associados, funcionários do BB ativos e aposentados, além de pensionistas. Tanto recurso chama a atenção de entidades privadas do mercado, que tentam quebrar a exclusividade dos fundos fechados por meio de manobras políticas, como alertado no artigo “Mais uma ameaça à Previ e a outros fundos de pensão”.
"Esta é uma eleição importante, que pode definir os rumos da Previ. E nenhum associado quer ver a Previ sendo tocada por pessoas que não têm compromisso com os funcionários. Por isso apoiamos a e orientamos o voto na Chapa 3, composta por associados que sempre estiveram comprometidos com a luta pelo fortalecimento da Previ, a defesa dos interesses dos associados e do BB como instituição pública. Para defender um fundo de pensão cada vez mais forte é fundamental eleger candidatos que possuem amplo conhecimento, capacidade técnica e experiência na gestão do fundo", acrescenta o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.
Plano 1
No Plano 1, a Chapa 3 defende que o banco integralize reservas nas ações trabalhistas; ampliará a assessoria previdenciária e propõe, ainda, diversificar investimentos visando liquidez e retorno adequado.
“Tudo isso e ainda continuar a defender nosso fundo de previdência contra a interferência do mercado, do governo ou de terceiros. Temos tido sucesso nessa batalha, mas os ataques continuam, com a intenção de repassar nosso patrimônio para bancos privados e seguradoras o que é prejudicial para os colegas. A participação dos funcionários na gestão é a garantia de uma Previ sólida”, ressalta Getúlio Maciel, candidato pela Chapa 3 a Conselheiro Fiscal e representante da Federação dos Bancários no Estado de São Paulo (Fetec-SP) na CEBB.
Conheça todas as propostas da Chapa 3 – Previ para os Associados


Acesse a página da Chapa 3 – Previ para os Associados.
A votação será realizada das 9h do dia 18 às 18h do dia 29 de abril, horário de Brasília (DF). Podem votar participantes e assistidos maiores de 18 anos, inscritos nos planos de benefícios da Previ até 31 de janeiro de 2022. A votação será realizada pelo SisBB, TAA, app e site da Previ.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Conquista: inscrições até 18 de maio para as novas turmas de capacitação de mulheres em TI
- Banco Central eleva Selic para 14,75% e reforça aperto econômico à população
- Estudo da Unicamp mostra que quase 21 milhões de trabalhadores estão em sobrejornada
- Prejuízo ao país: Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto na reunião desta quarta-feira (7)
- “Campos Neto na gestão do Nubank é conflito de interesses”, alerta movimento sindical bancário
- COE Bradesco critica fechamento de unidades em reunião com o banco
- Novo Estatuto mantém teto de 6,5% e escancara descuido da Caixa com a saúde dos empregados
- 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é aberta em Brasília
- “Banco Central precisa rever regulação se quiser evitar risco para o sistema”, alertam trabalhadores
- Plano Juventude Negra Viva avança em reunião no Palácio do Planalto, com apoio do movimento sindical bancário
- 62 anos de luta, conquistas e resistência: a história viva do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região
- Itaú muda regras e aumenta a taxa do crédito imobiliário para funcionários
- 5ª CNMA começa hoje (6) com base em caderno de propostas construído pela sociedade civil
- Lucro do Santander cresce 27,8% no 1º trimestre de 2025
- Nova NR-1 passa a valer em maio de 2025 com foco em saúde mental e riscos psicossociais