13/10/2021
Eleição AB: vote na Chapa 1! Não podemos perder nosso patrimônio de R$ 100 milhões

A eleição para a nova diretoria da Associação Brasil (AB) será neste sábado, 16 de outubro, de forma presencial, na sede da AB em Curitiba (PR), das 9h às 14h. Portanto, esta é a última semana para que os associados, lotados na base do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, por meio de procuração, autorizem a entidade a representá-los e votar por eles. O prazo final para isso é até o final da sexta-feira (15).
O Sindicato e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro indicam o voto na Chapa 1 – AB de Portas Abertas, que faz oposição à atual diretoria (Chapa 2) e sua gestão de desmonte ao patrimônio da AB.
“A Associação Brasil, segundo a própria diretoria, tem um patrimônio de R$ 100 milhões. Mas, essa mesma diretoria tem se encarregado de dilapidar esse patrimônio: já venderam 11 clubes pelo Brasil, e se continuarem à frente da entidade venderão mais. Nós, da Chapa 1, queremos impedir esse desmonte, valorizando os 9 clubes restantes e gerindo a associação com transparência e democracia. Princípios que faltam à atual gestão”, destacou o dirigente sindical da Federação dos Bancários da CUT do Estado de São Paulo (Fetec-CUT/SP), Luciano Ramos, um dos três nomes da Chapa 1 que concorre ao conselho fiscal da AB (veja aqui a composição completa da chapa).
Segundo Luciano, o mais recente exemplo do autoritarismo da atual diretoria foi a decisão pelo voto presencial. “A Associação Brasil, como o próprio nome revela, é uma entidade que tem sócios em todo o país. Portanto, uma votação on-line seria muito mais representativa, porque possibilitaria a participação de todos, e muito mais segura em época de pandemia. Infelizmente, fomos vencidos nessa disputa e os diretores conseguiram impor a votação presencial, que é uma manobra deles para se continuarem à frente da AB, já que todos os seus integrantes são de Curitiba. Mas não vão conseguir! Já temos conosco diversas procurações de sócios de São Paulo e nesta última semana conseguiremos mais”, afirmou Luciano.
Ele reforça que a procuração é estritamente para o fim de votar nessa eleição. "O sócio estará contribuindo para o fortalecimento e a manutenção de um patrimônio que é dele e de cerca de 5 mil sócios em todo o país.”
Antidemocráticos
Todos os candidatos da chapa 2 são homens, brancos, moradores de Curitiba e a quase totalidade deles é de aposentados. “Não há uma única mulher na chapa 2”, observou Luciano Ramos.
“A Chapa 1 – AB de Portas Abertas, ao contrário, é plural e representativa. Tem homens e mulheres, membros da ativa e aposentado, e sócios e sócias de todas as regiões do país. Nossa formação é democrática, nós somos a cara da Associação Brasil, uma entidade nacional. Diferente da chapa concorrente que só tem homens, quase todos aposentados e todos da região de Curitiba”, ressaltou o dirigente.
Histórico
A Associação Brasil foi fundada em 1955 e, hoje, está presente em todo o país, com 9 clubes de lazer que atendem seus sócios: em Cotia (SP), Niterói (RJ), praia de Iracema na Bahia, em Brasília, em Campo Grande (MT), Porto Alegre (RS), em Cascavel e Curitiba (PR).
A entidade proporciona lazer e qualidade de vida a seus cerca de 5 mil associados no país, dos quais 600 no estado de São Paulo. A maioria deles são bancários, da ativa e aposentados, do Bradesco, e oriundos do Bamerindus, comprado pelo HSBC, que, por sua vez, foi incorporado pelo Bradesco.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato Cidadão: Festa dos Bancários arrecada mais de 150 kg de alimentos em ação solidária
- Reforma Administrativa é cópia de PEC 32 e abre portas a apadrinhados em cargos públicos
- Confira a programação do VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro e garanta sua inscrição
- Dossiê Fintechs: as manobras cambiais no Banco Central de Campos Neto
- Sob ataques à direitos históricos e metas inalcançáveis, bancários do BB vivem clima de exaustão: Sindicato denuncia descaso da direção em Dia Nacional de Luta
- Movimento sindical critica postura do Mercantil por demitir dirigentes sindicais e desrespeitar a CCT da categoria
- Dieese divulga estudo sobre desenvolvimento socioeconômico e as contas externas
- Festa dos Bancários 2025: alegria, solidariedade e muita diversão para celebrar nossos associados no Clube dos Bancários
- Reforma Administrativa: A farsa para desmontar o Estado e implodir direitos
- 17ª Plenária Nacional da CUT aprova plano nacional de lutas 2025-2026
- João Fukunaga deixa a presidência da Previ após devolver superávit histórico à entidade
- Corre garantir seu convite para a Festa dos Bancários!
- Trabalhadores consolidam na 17ª Plenária da CUT mais um passo contra o assédio e demais violências
- Bancárias participam de Plenária de Mulheres da CUT e reforçam unidade de trabalhadoras
- Contraf-CUT lança a 3ª Copa Contraf-CUT de Futebol Virtual (EA FC 25)