04/12/2020

Hoje, às 11h, tem tuitaço contra demissões nos bancos. Fortaleça a luta pelo emprego!



Hoje (sexta-feira, 4 de dezembro) vai ter um novo tuitaço contra as demissões realizadas pelos bancos. Será às 11h, com a hashtag #QuemLucraNãoDemite. A mobilização em defesa do emprego faz parte da campanha organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com apoio do Sindicato dos Bancários de Catanduva e demais sindicados de todo o país.

Os bancos desrespeitaram um acordo firmado no começo do ano de não haver demissões durante a pandemia. Mas, em 2020, já demitiram mais de 12 mil bancários e bancários, pais e mães de família, que ficaram sem emprego em meio a uma crise econômica e sanitária. No mesmo período, os três maiores bancos, Bradesco, Santander e Itaú, os campeões das demissões, lucraram juntos R$ 35,7 bilhões, rendimento que nenhum setor da economia registrou.

"Não há justificativa para o sistema financeiro demitir ou afastar pessoas do seu quadro, pessoas que estão contribuindo, fazendo o seu papel, mesmo que em home office, sobretudo trabalhadores com estabilidade, gestantes e em tratamento de saúde. Cada trabalhador demitido é uma família que vai ficar desamparada. Um banco que cobra de seus trabalhadores que atuem com ética e moral tem que cumprir com os acordos que assume ou cairá em descrédito com a população brasileira, mesmo tentando vender em suas publicidades uma imagem de compromisso com o futuro do país", ressalta o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.. 

O Sindicato tem atuado efetivamente para reverter e parar as demissões. Tem promovido diversas ações  para denunciar a sociedade as arbitrariedades dos bancos, a desumanidade com seus trabalhadores e a falta de responsabilidade social com o país. 

O tuitaço é uma forma de se contrapor a quem lucra e demite, sem se importar com a crise social causada pelo desemprego. Por isso, participe e divulgue esse protesto e a hashtag #QuemLucraNãoDemite para amigos e familiares.

"Se você não é bancário, participe também do tuitaço. Ajude a fortalecer a luta em defesa do emprego. Os bancos lucram muito e têm um compromisso com o povo na pandemia: não demitir significa ajudar o país a sair da pandemia com a economia estável. Enquanto não se sensibilizarem, honrarem seus comprimossos e respeitaren seus funcionários, haverá luta e mobilização!", reforça Trigo.
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS