29/10/2020
Nesta quinta-feira (29) tem Dia Nacional de Luta Contra as Demissões no Bradesco

Hoje (quinta, 29/10) é o Dia Nacional de luta contra as demissões no Banco Bradesco. Estão sendo realizadas manifestações e paralisações em todo Brasil contra o banco, que já demitiu este ano mais de 1.200 trabalhadores, de acordo com cálculos da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco.
O Dia Nacional de Luta Contra as Demissões no Banco Bradesco faz parte de uma campanha que o movimento sindical bancário realiza em todo o país. A campanha visa denunciar a quebra do compromisso assumido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), feito em mesa de negociação com o Comando Nacional Bancário, de não realizar demissões durante a pandemia.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região realizou protestos em frente às agências Prime e Praça da República, localizadas na região central do munícipio de Catanduva.
Os diretores fixaram faixas com os dizeres “Mais uma demissão neste banco” e “Em defesa do Emprego” para denunciar a população o descumprimento ao acordo firmado com os trabalhadores de que não haveria desligamentos durante a pandemia.
Com palavras de ordem, os dirigentes sindicais também cobraram do Bradesco a responsabilidade social diante da alta do desemprego no país e dialogaram com clientes e usuários, denunciando a exploração não apenas com seus funcionários, mas com toda a população que utiliza os serviços bancários e que paga tarifas abusivas em troca de um atendimento cada vez mais precarizado. (Confira mais sobre os protestos aqui.)
Os bancos já demitiram mais de 12 mil trabalhadores este ano, de acordo com do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. É um claro descumprimento ao acordo firmado em março. Divulgue ao máximo este protesto, fale para seus amigos e familiares ajudarem a denunciar os bancos que tiveram grandes lucros este ano e não cumprem o acordo com os bancários de não demitir durante a pandemia.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Cassi homologa chapas para Eleições 2026; Sindicato e Contraf-CUT apoiam as chapas 2 e 55
- Morosidade da Caixa atrasa pagamento dos deltas e Super Caixa
- Com volta do Congresso, Sindicato segue na defesa dos bancários e bancárias
- Vitória dos trabalhadores: IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês
- Caso Banco Master: desregulação atinge o próprio Banco Central e ameaça empregos bancários
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Bradesco: movimento sindical garante vitória na pontuação de atendimento e novas melhorias para bancários
- Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio