31/07/2020
Funcionários entregam minuta de reivindicações específicas para o BB

O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil entregaram, na tarde desta sexta-feira (31), a minuta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho dos funcionários do BB. As reivindicações foram definidas no 31º Congresso dos Funcionários do banco, realizado no dia 12 deste mês. A entrega ocorreu logo após a reunião que definiu o calendário das negociações sobre a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.
“Mesmo com o isolamento social, conseguimos debater amplamente a minuta em reuniões virtuais nos diferentes âmbitos e, depois, durante nosso 31º Congresso Nacional. Ela carrega os anseios dos funcionários, que estão mobilizados para as negociações e para a defesa dos seus direitos e empregos”, afirmou o coordenador da CEBB, João Fukunaga.
A luta contra a privatização, com a defesa do caráter público do BB; a manutenção da mesa única de negociações com a Fenaban; a manutenção dos direitos dos funcionários; e a regulação do teletrabalho estão entre as principais reivindicações da minuta específica dos funcionários do BB.
Importância do banco
A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional, também destacou a importância da definição da pauta no 31º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil. “Essa pauta foi feita pelos funcionários do Banco do Brasil, que é importantíssimo para o desenvolvimento social e econômico do país e para garantir o atendimento bancário em vários municípios onde não existem outros bancos”, disse.
Já a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, também coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, destacou a importância da presença do BB na mesa única de negociações e a defesa do caráter público do banco.
“A participação da direção do banco na mesa única é algo que ocorre ao longo de muitos anos, desde 2003. Vocês sabem bem nossa defesa dos bancos públicos que está na minuta entregue hoje”, disse Juvandia Moreira.
A primeira reunião de negociações com o Banco do Brasil foi agendada para o dia 5/8, às 14h. Estará em pauta a regulamentação sobre teletrabalho.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Luta por trabalho digno e justiça fiscal ganha destaque na fachada do Sindicato
- Dia Nacional de Luta: Sindicato denuncia fechamento de agências, demissões e adoecimento no Itaú
- Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
- Plebiscito Popular 2025: Sindicato incentiva a participação da categoria no levantamento
- Abertas as inscrições para a Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro
- Sindicato participa da 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
- TST reafirma direito à jornada reduzida para empregados públicos com filhos com TEA
- Saúde Caixa: Comitês de credenciamento e descredenciamentos serão instalados a partir desta quarta-feira (2)
- Movimento sindical cobra dos bancos compromisso com saúde mental dos trabalhadores
- Funcef: você sabe o que acontece se a meta atuarial não for alcançada?
- STF amplia responsabilização das plataformas em conteúdos ilícitos na internet