18/06/2020
Governo deve retomar plano de privatizar empresas estatais ainda em 2020, diz O Globo
.jpg)
O jornal O Globo publicou na quarta-feira (17), que o governo federal, sob o comando de Paulo Guedes, planeja, ainda este ano, realizar quatro grandes privatizações: da Eletrobras, Correios, Porto de Santos e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), além da abertura de capital da Caixa Seguridade.
A decisão teria sido tomada na semana passada durante a última reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) após cobrança do presidente Jair Bolsonaro.
Os planos não são novos, mas seriam acelerados com a justificativa de “fazer caixa” para que se possa ajudar na retomada da economia. A única novidade é a intenção de privatizar a PPSA este ano.
Parte dessas privatizações devem antes ser aprovadas pelo Congresso Nacional.
Mobilização
Tramita na Câmara dos Deputados o PL 2715/20, de autoria do deputado Enio Verri, que impede a privatização das empresas estatais, por até um ano depois do fim da pandemia do coronavírus.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Roberto Carlos Vicentim destaca a importância da aprovação do projeto não só para os trabalhadores, mas para toda a população. Ele questiona o que seria do país se não fosse o SUS durante a pandemia e a Caixa para pagar o auxílio emergencial, exemplificando como as empresas públicas se mostraram imprescindíveis para atender quem mais precisa, sobretudo nesta crise sanitária.
"Os governos podem ter ideologias e visões distintas sob o papel do estado na economia. Mas qualquer governo deve ter responsabilidade, idoneidade, moralidade e o mínimo senso de oportunidade com o patrimônio público. As empresas públicas, sobretudo os bancos públicos como Caixa e BB, são responsáveis pela concessão de crédito mais acessível e desenvolvimento de setores econômicos que não interessam ao mercado privado. Elas possuem capacidade de investimento e ajudam a desenvolver as regiões, por isso defendê-las é fundamental. É defender o patrimônio do povo brasileiro!", reitera Vicentim.
Como uma forma de manter o debate sobre a importância das empresas e serviços públicos, acesse o site da Câmara, se posicione sobre apoie o projeto aqui e compartilhe com os amigos.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- Contraf-CUT lança cartilha sobre riscos psicossociais e reforça debate sobre saúde mental no trabalho bancário