05/02/2020
Ataque aos direitos: nova reestruturação do BB poderá reduzir a PLR dos funcionários

As mudanças anunciadas pelo Banco do Brasil na segunda-feira (3) no plano de carreiras e salários pode levar à redução da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) paga aos funcionários, segundo o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.
“A PLR é paga com base no valor de referência (VR) da gratificação paga aos funcionários. As mudanças anunciadas pelo banco reduzem o VR e, com isso, a PLR também pode ser reduzida”, explicou o representante dos funcionários.
A próxima parcela da PLR, que tem que ser paga até o final de março, ainda não sofre alterações. “O valor é referente ao semestre passado, quando ainda valia o VR anterior. Mas, a partir deste ano o banco quer economizar reduzindo o valor a ser pago de PLR aos funcionários. Temos que nos mobilizar para garantir nossos diretos e impedir mais esse ataque aos trabalhadores”, disse Fukunaga.
Remunerações mensais
As mudanças também atingem as remunerações mensais. Com a alegação de aumentar as remunerações para evitar a perda de funcionários para bancos e outras empresas privadas, o banco instituiu um bônus de até quatro salários por ano para quem cumprir metas. Mas, em contrapartida, o banco vai reduzir os valores de referência das gratificações pagas aos funcionários.
Segundo o coordenador da CEBB, as mudanças geram perdas de até 15% da remuneração mensal dos funcionários. “O banco tenta vender isso como sendo algo bom, que vai equiparar os salários aos do mercado privado. Todos sabemos que cargos em empresas públicas são disputados devido ao salário acima da média do mercado. As pessoas conquistam uma vaga em concursos”, disse. Para ele, as mudanças implantadas reduzem os salários dos funcionários concursados, de carreira, que conquistaram o emprego por méritos próprios, e aumentam o dos “funcionários” que ocupam cargos preenchidos por nomeação do governo e da direção do banco, indicados pelo marcado privado.
“A proposta traz redução de salários para o conjunto dos funcionários e aumento para uns poucos indicados pelo mercado. E o governo vende a ideia de que isso é bom. É bom pra quem?”, questiona Fukunaga.
Mobilização
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) soltou um comunicado na terça-feira (4) orientando os sindicatos e federações de trabalhadores bancários a realizarem atividades de mobilização nos dias 6 e 12 de fevereiro para alertar os funcionários e a população sobre o engodo do governo, que vende algo prejudicial como sendo algo bom e para mostrar aos funcionários o quanto eles perdem com a proposta apresentada na segunda-feira (3).
“Orientamos os funcionários a irem de preto nestes dias e fazerem os protestos ganharem as redes sociais, com fotos das manifestações e hashtag específica”, concluiu o coordenador da CEBB.
As postagens de funcionários e dirigentes nas redes sociais devem conter a hashtag #deformaBB.
Material
A Contraf-CUT vai produzir uma edição especial do boletim Espelho para ser distribuído aos funcionários nas atividades do dia 12. Assim que estiver pronto, o arquivo do material será enviado para todos os sindicatos e federações e disponibilizado na área restrita do site.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Licença-paternidade de 20 dias é aprovada no Senado e vai à sanção presidencial
- Rede do Conhecimento: cursos EAD gratuitos de tira-dúvidas sobre temas bancários começam nesta quarta-feira (4)
- Comando Nacional dos Bancários define eixos temáticos das conferências estaduais e regionais
- 8 de Março: mulheres contra a violência, fim da escala 6x1 e por representação na política
- Votação da eleição do CA já começou: vote agora em Fabi Uehara (0001)
- Assembleia elege comissão para condução do processo de eleição da nova direção da Apcef/SP
- Sindicato recebe candidato da Chapa Cassi para os Associados e reforça importância da participação na eleição da entidade
- Caixa: Aniversariantes de março têm até o dia 31 para fazer a prova de vida na Funcef
- Igualdade de Oportunidades: bancárias avançam em pacto com bancos pelo fim da violência de gênero
- Igualdade de Oportunidades: trabalhadores e bancos realizarão encontro nessa segunda-feira (2)
- Enquanto empregados sofrem com SuperCaixa, Caixa Seguridade registra lucro recorde de R$ 4,3 bi e distribui dividendos de R$ 3,93 bi aos acionistas
- Chuvas em Minas Gerais mobilizam Comitê de Crise do BB, protocolo instituído na Campanha Nacional 2024
- Sindicato participa da plenária da Sebsede da CUT Rio Preto e reforça unidade diante dos desafios regionais
- Diretoria Executiva da FETEC-SP organiza estratégias para a Campanha Nacional 2026
- Sindicato lamenta morte de bancária da Caixa em tragédia das chuvas em Juiz de Fora