14/11/2019
Bancário, dê a sua opinião sobre a MP 905. Vote NÃO contra a retirada dos seus direitos!

(Imagem: Alex Capuano)
Por medida provisória, a MP 905, criada na segunda-feira (11), o governo Bolsonaro mais uma vez retira direitos dos trabalhadores em geral e ainda ataca diretamente a categoria bancária. Ela permite que a categoria trabalhe aos sábados, domingos e feriados. Altera a jornada de trabalho dos bancários. E ainda possibilita que bancos mudem, sem necessidade de negociação com sindicatos, as regras da PLR dos trabalhadores.
O Senado abriu consulta pública sobre a MP 905, com a pergunta "Você apoia essa proposição?". Até as 17h50 de quarta-feira (13), o NÃO estava muito na frente com 1.646 votos, contra apenas 44 votos pelo SIM. Vote você também! Basta clicar aqui.
O que o Sindicato vai fazer?
Nesta quinta-feira (14), o Comando Nacional dos Bancários reúne-se com a Fenaban (federação dos bancos), no Rio de Janeiro. Os trabalhadores irão colocar a MP 905 em pauta e cobrarão dos bancos que cumpram o que está clausulado na Convenção Coletiva da categoria, como a jornada, a PLR e o descanso aos finais de semana. “Vamos cobrar coerência da Fenaban e respeito à mesa de negociação e à nossa CCT, que tem validade nacional”, diz Ivo Silva, coordenadora do Comando Nacional.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região está empenhado em todas as frentes para combater mais essa retirada de direitos. Uma das ações é pressionar deputados e senadores para que votem contra a medida, no Congresso. Alguns artigos da MP já estão valendo desde a data em que foi editada, ou seja, desde segunda-feira (11), mas como é uma medida provisória, ela perde a validade caso não seja aprovada pelo Poder Legislativo em um prazo de 120 dias.
O Sindicato também vai analisar o que pode fazer juridicamente contra a MP, que em alguns aspectos é inconstitucional. Vários juízes e procuradores do Trabalho, e algumas entidades como a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho [ANPT], já se manifestaram contra a MP.
O que você pode fazer?
Bancárias e bancários devem pressionar deputados e senadores para que votem contra a MP 905. É preciso que os trabalhadores mandem mensagens através de e-mails ou por quaisquer outros meios, dizendo aos parlamentares que são contra essa medida. Também é fundamental que a categoria esteja unida, atenta e mobilizada junto às suas entidades representativas.
Série de reportagens
A MP 905 tem 53 artigos, que não prejudicam só a categoria bancária, mas diversas outras categorias e a sociedade como um todo. As maldades são tantas que não cabem apenas em uma única reportagem. "Acompanhe aqui pelo site e através de nossas redes sociais todas as informações sobre a MP 905, os malefícios causados aos trabalhadores e como você pode ajudar a fortalecer a luta em defesa dos seus direitos", explica o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Decisão do BC em manter juros em 15% expõe brasileiros a endividamentos e não combate inflação
- Coletivos estaduais de bancos públicos e privados se reúnem nos dias 7 e 8 de agosto
- Lucro do Santander cresce às custas dos trabalhadores e do fechamento de agências
- Saiba quanto você vai economizar todo mês com as novas faixas de isenção do IR
- Reivindicação histórica: trabalhadores de bancos incorporados poderão migrar para a Cassi e Previ
- Novo aulão do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento explica como a “Super Quarta” pode impactar seu bolso
- Bancárias e bancários realizarão 27ª Conferência Nacional em agosto
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - Cooperativas de Crédito
- Bancários de Catanduva e região têm representante finalista no 2º Festival Nacional de Música Autoral da Contraf-CUT
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres reforça o cuidado como pilar da ação sindical e da igualdade de gênero
- Movimento sindical envia ofício questionando se recente mudança estatutária apurada pelo Valor debateu teto de custeio do Saúde Caixa
- Sindicatos cobram e Fenaban se compromete com negociação permanente sobre impactos da IA no setor
- Retirada de Patrocínio no Banesprev: respostas para perguntas frequentes
- Brasil sai do Mapa da Fome da ONU
- Movimento sindical solicita reunião com a Caixa sobre impacto de afastamentos por saúde no Resultado.Caixa