27/02/2019
Privatização: Com nova diretoria, Caixa Econômica Federal dá início à venda de ativos

A Caixa Econômica Federal anunciou na terça-feira (26/02) cinco novos vice-presidentes da instituição. De acordo com o comunicado oficial, três executivos do mercado financeiro, que não são empregados de carreira do banco, passam a integrar o comando do maior e mais relevante banco público da América Latina. São eles: Luciane Ribeiro, na vice-presidência de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros; André Laloni, na vice-presidência de Finanças e Controladoria; e Claudio Salituro, na vice-presidência de Tecnologia da Informação.
Os nomes foram anunciados no momento em que a diretoria da Caixa inicia um acelerado processo de desmonte da instituição. Nesta terça, o portal estrangeiro de notícias Bloomberg confirmou que um fundo do governo administrado pela Caixa venderá sua participação no IRB Brasil Resseguros SA, a maior resseguradora da América Latina. Segundo a imprensa, a própria Caixa está liderando a oferta de ações do IRB – a primeira do banco em mais de 150 anos de existência –, junto com o Bank of America, o Itaú BBA, o Bradesco BBI e o Banco do Brasil.
A venda desses ativos é o passo inicial de uma estratégia que tem como finalidade enfraquecer o banco e torná-lo deficitário. Hoje, a Caixa é o maior agente de desenvolvimento social e econômico do Brasil. Nada menos que sete entre dez brasileiros se utilizam da Caixa para alcançar o sonha da casa própria, por exemplo. Essa realidade tende a mudar radicalmente se os planos do atual presidente, Pedro Guimarães, tiverem êxito. Além de ativos no IRB, a Caixa planeja vender fatias no Banco do Brasil, na Alupar Investimentos e na Petrobras, segundo a Bloomberg. Guimarães também já anunciou quatro operações de abertura de capital: na parte de seguros, cartões, asserts e loterias.
A nova diretoria atende a esse novo momento do banco. A executiva Luciane Ribeiro, que assumirá justamente na vice-presidência de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros, consolidou sua carreira nos bancos privados: ex-Santader, ABN Amro e Safra. Já André Laloni, na vice-presidência de Finanças e Controladoria, passou pelo UBS, Barclays, Goldman Sachs e Unibanco. E Claudio Salituro, de Tecnologia, foi executivo da Cielo, Fidelity, IBI e Orbitall.
O presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Ferreira afirma que é normal que a equipe de auxiliares seja alterada na gestão de uma empresa pública, mas ressalta que a Caixa tem um papel importante na sociedade e é preciso que seja levada em consideração a adoção de políticas de democratização da gestão do banco 100% público, com respeito aos direitos dos empregados.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e empregado da Caixa, Antônio Júlio Gonçalves Neto, também destaca a importância do banco público para o desenvolvimento do Brasil, e cita como exemplo a responsabilidade da instituição na gestão de programas sociais essenciais para combater a desigualdade social.
O dirigente destaca, ainda, a luta permanente do Sindicato contra as tentativas do governo de enfraquecer a Caixa para privatizar, e reforça que a entidade reivindica o fim do desmonte pretendido pelo novo presidente da instituição. "Nesse contexto, não resta outro caminho para os empregados da Caixa que não intensificar ainda mais a defesa da Caixa 100% Pública, assim como as funções sociais exercidas pelo banco, tão importantes para o desenvolvimento do país e sua retomada econômica. A Caixa é um patrimônio de todos e defendê-la é defender o Brasil!", defende o diretor.
Os outros dois diretores anunciados por meio de comunicado são Roney de Oliveira Granemann, em Gestão de Pessoas; e Valter Gonçalves Nunes, para vice-presidência de Clientes, Negócios e Transformação Digital, ambos empregados de carreira da Caixa.
Conheça o currículo dos novos VPs da Caixa:
André Tosello Laloni – vice-presidência de Finanças e Controladoria: possui conhecimento do mercado financeiro nacional e internacional, tendo ocupado cargos estratégicos nos bancos UBS, Barclays, Goldman Sachs e Unibanco.
Luciane Ribeiro – vice-presidência de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros: trabalhou no Banco Safra por 20 anos em diversas áreas: Mesa de Operações, Clientes, Mercado de Capitais, Asset e na gestão da fortuna pessoal dos acionistas do Banco. Foi CEO para América Latina do ABN AMRO Asset Management e CEO da Santander Asset Management no Brasil. Foi responsável pela fusão das gestoras do ABN AMRO e do Santander.
Cláudio Salituro – vice-presidente de Tecnologia da Informação: exerceu cargos em empresas multinacionais e nacionais nos segmentos financeiro, varejo, cartão de crédito, prestação de serviços e telecomunicações, entre elas a Cielo, Fidelity, IBI e Orbitall.
Valter Gonçalves Nunes – vice-presidência de Clientes, Negócios e Transformação Digital: trabalha na Caixa há 35 anos, exercendo cargos de Superintendente Regional, diretor de Atendimento e Negócios e do FGTS.
Roney de Oliveira Granemann – vice-presidência de Gestão de Pessoas: empregado de carreira, trabalha há 29 anos na CAIXA, onde exerceu cargo de Superintendente Regional da Rede de Atendimento e Diretor Executivo de Gestão de Pessoas.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários de Catanduva e região: 63 anos de luta que ecoam no tempo e constroem o futuro
- Oxfam: trabalhador levaria 490 anos para igualar salário de CEO bilionário
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!
- ContrafCast: Confira entrevista com Meilliane Vilar, advogada da CUT na defesa da lei de igualdade salarial no STF
- Em mesa, CEE denuncia desvalorização dos empregados e cobra respostas da Caixa
- Ao arrepio da lei e da negociação coletiva, Santander quer prejudicar ‘hipersuficientes’
- STF vai julgar transparência salarial e movimento sindical defende validade da lei
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026