24/01/2019
Confirmada primeira negociação com a Caixa Econômica Federal para o dia 1º de fevereiro

A defesa da Caixa 100% pública e a contratação de mais empregados serão alguns dos temas da pauta da primeira negociação com o banco em 2019. Na reunião, agendada para o dia 1º de fevereiro, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) vai cobrar detalhes sobre a convocação de concursados aprovados no concurso público de 2014, anunciada na semana passada pela direção da empresa.
“Essa é uma reivindicação dos trabalhadores e das entidades, que têm denunciado nos últimos anos a redução significativa do quadro de pessoal do banco, acarretando o adoecimento dos empregados e comprometendo a qualidade do atendimento à população”, destaca o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.
A não convocação dos aprovados no concurso público realizado pela Caixa em 2014 é alvo de Ação Civil Pública ingressada pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e em Tocantins. No dia 6 e outubro de 2016, veio a vitória em primeira instância. Na decisão, a juíza Natália Queiroz, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, postergou a validade do certame até o trânsito em julgado da ação.
Em 2014, a Caixa contava com pouco mais de 101 mil empregados. No Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015, a direção do banco se comprometeu a realizar mais 2 mil contratações, o que elevaria o total para além dos 103 mil. De lá para cá, porém, mais de 16 mil deixaram a empresa, principalmente por meio dos planos de desligamentos. Não se sabe ao certo quantas contratações foram feitas, mas dos mais de 30 mil aprovados no último concurso público, menos de 10% foram convocados. Hoje, são cerca de 85 mil empregados.
As entidades representativas dos trabalhadores têm cobrado de forma permanente a contratação dos concursados através da campanha ‘Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil’. Dionísio Reis lembra que a redução do quadro de pessoal faz parte de um plano de governo que visa reduzir o tamanho da Caixa.
“Por isso vamos reafirmar na mesma de negociação a importância da Caixa como banco 100% público, fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país, que não pode ter sua atuação reduzida”, acrescenta o coordenador da CEE.
Outros pontos
Estarão em pauta também assuntos como o leilão da Lotex, remarcado para o dia 5 de fevereiro, fechamentos de agências, verticalização, Saúde Caixa, Descomissionamento via GDP, dentre outros. “São temas fundamentais e urgentes que refletem no dia a dia do empregado da Caixa. Vamos cobrar do banco respeito aos trabalhadores e as suas reivindicações”, diz Dionísio Reis.
A negociação com a Caixa está prevista para ocorrer no dia 1º de fevereiro, em Brasília (DF), das 9 às 12h30.
"A pauta a ser tratada nesta reunião é composta de temas fundamentais e urgentes que refletem no dia a dia do empregado da Caixa. Por isso, o Sindicato, representado pela CEE/Caixa, permanecerá atento as propostas apresentadas pelo banco para solucionar as questões levantadas pelos trabalhadores, que merecem total respeito. Os empregados devem se manter mobilizados e acompanhando o desenrolar das negociações através das redes sociais e site do Sindicato", acrescenta Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- CEE rejeita proposta da Caixa para Promoção por Mérito
- Desemprego no 2º trimestre é 5,4%, o menor já registrado no período
- CEBB cobra valorização da carreira, melhorias nas funções e melhores condições de trabalho em negociação com o Banco do Brasil
- Em resposta ao movimento sindical, Caixa esclarece patrocínio ao atletismo
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto
- Lucro do Santander despenca em meio a demissões, terceirizações e fechamento de agências
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Campanha Nacional: movimento sindical cobra aumento real, diante do alto nível de lucratividade dos bancos
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- BB negocia remuneração, plano de carreira e valorização dos funcionários nesta sexta-feira (31)
- Lucro de bancos no Brasil supera os ganhos do setor em 15 países latino-americanos somados
- CEE/Caixa debate remuneração e carreira com o banco nesta sexta-feira (31)
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)