27/05/2018

20ª Conferência Estadual dos Bancários aprova plano de lutas e elege delegação para etapa nacional


Delegados e delegadas da Conferência Estadual aprovaram prioridades dos
bancários de São Paulo a serem levadas à Conferência Nacional

 
 
No sábado (26), o plano de luta dos bancários do estado de São Paulo foi aprovado pelos delegados da 20ª Conferência Estadual.

O documento foi elaborado a partir das contribuições enviadas pelos sindicatos da base da FETEC-CUT/SP e pelos delegados participantes da conferência e será levado para a Conferência Nacional que acontece nos dias 09 e 10 de junho, na capital paulista.

“As propostas apresentadas na 20ª Conferência Estadual e aprovadas pelos delegados para as alterações de artigos da minuta visam preservar os direitos dos bancários contra as armadilhas da nova legislação trabalhista. Agora faremos a discussão da pauta aprovada em São Paulo na Conferência Nacional”, comentou Aline Molina, presidenta da entidade.

Representando o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, esteve presente o presidente da entidade Roberto Carlos Vicentim.

 

 

Delegados para Conferência Nacional

Os 332 delegados presentes na 20ª Conferência Estadual elegeram a delegação que representará a base da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) na 20ª Conferência Nacional.

Após debates ocorridos durante a 20ª Conferência Estadual, os delegados mostraram sua disposição para enfrentar os desafios da Campanha Nacional dos Bancários de 2018. A Conferência Estadual reafirma a disposição da categoria na luta pela defesa dos direitos e em busca da renovação de uma Convenção Coletiva de Trabalho que traga garantias e conquistas para todos os bancários.

Ao longo dos últimos meses, os Sindicatos realizaram diversas atividades para denunciar medidas arbitrárias dos bancos, exigindo respeito aos trabalhadores, atos em defesa dos bancos públicos, mostrando para a sociedade os retrocessos do atual governo, e várias outras ações que têm mobilizado a categoria.

O debate de propostas para a minuta nacional 2018, aprovadas por São Paulo, teve, entre outros pontos: 

- Manutenção da mesa única de negociação;
- Defesa dos bancos públicos;
- Reposição da inflação + aumento real;
- Defesa da aplicação da CCT a todos os bancários e manutenção de direitos;
- Defesa da democracia;
- Defesa do emprego e luta contra a precarização do trabalho.


Todas essas discussões serão levadas à 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que irá aprovar a minuta mínima unificada da categoria que será a pauta da campanha de 2018.
 
Fonte: Fetec-CUT/SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS