Assédio moral adoece. Denuncie ao Sindicato!

(Arte: Linton Publio/Seeb-SP)
A categoria bancária é uma das que mais sofre com assédio moral no trabalho, prática que consiste na exposição do trabalhador a situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas, como forma de gestão para cobrança de metas e resultados (veja exemplos abaixo). São situações que atentam contra a personalidade, dignidade e integridade da pessoa, e a adoecem física e psiquicamente.
Não à toa, desde 2013, os transtornos mentais, como depressão, ansiedade e estresse, ultrapassaram as LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) como principal causa de afastamento do trabalho entre bancários, segundo dados do INSS.
O problema é ainda maior se levarmos em conta que boa parte dos bancários que adoecem, não se afastam do trabalho, e ainda sofrem calados.
É o que comprova consulta realizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulos, Osasco e Região: de 5 mil trabalhadores ouvidos, entre 2016 e 2017, 30% disseram já ter sofrido assédio moral, mas 74,13% dessas pessoas não denunciaram.
Canal de denúncia
A luta da categoria na Campanha Nacional de 2010 conquistou um instrumento de combate ao assédio moral (cláusula 58 da CCT), por meio do qual o trabalhador faz a denúncia, o Sindicato envia ao banco responsável, mantendo em sigilo a identidade do trabalhador que fez a queixa, e o banco tem prazo de 45 dias para apurar e apresentar soluções. Clique aqui para acessar o canal de denúncia.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Roberto Carlos Vicentim, explica que o assédio moral é uma prática organizacional nos bancos. Ou seja, as instituições financeiras se utilizam de ações como ameaças, cobranças abusivas, estímulo da concorrência entre colegas, humilhações, isolamento e desrespeito com seus funcionários para atingir metas e aumentar seus lucros.
O dirigente ressalta que todo bancário que se sentir prejudicado por parte de seu superior hierárquico deve denunciar imediatamente ao Sindicato.
É importante também destacar que alguns bancos têm seus próprios canais de denúncia, mas que o canal do Sindicato é a opção mais segura e mais eficiente para o bancário. “Temos conhecimento de casos em que o trabalhador foi vítima de represálias após efetuar denúncia de assédio moral diretamente ao banco. Há um instrumento oficial de combate à prática abusiva disponibilizado pelo Sindicato e que deve ser utilizado se medo pelos trabalhadores. Através dele é possível efetuar as denúncias com total sigilo, ou seja, o bancário não correrá nenhum risco de ter seu nome informado ao banco e sofrer qualquer tipo de retaliação", explica Vicentim.
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