25/04/2018

Até isso! Eles querem que você trabalhe aos finais de semana também; defenda seu direito


Arte: Freepik

 
Para a atual legislatura que ocupa o Congresso Nacional não basta aprovar uma legislação extremamente prejudicial aos trabalhadores e tentar votar a reforma da Previdência, que acaba com o direito à aposentadoria. A possibilidade de a jornada de trabalho se estender para o fim de semana é mais uma ameaça que paira sobre os bancários. O Projeto de Lei do Senado 203/2017, de autoria do senador Roberto Muniz (PP-BA), autoriza a abertura dos bancos aos sábados e estaria previsto para ser votado na terça-feira (24), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

O descanso remunerado aos sábados e domingos é uma conquista da categoria que data de 1962. A categoria bancária já enfrenta jornadas extenuantes nas quais a sobrecarga de trabalho, as péssimas condições de trabalho, situações de assédio e o adoecimento são cotidianas. 

Após pressão do movimento sindical, o relator senador Otto Alencar (PSD-BA), comprometeu-se a retirar o projeto da pauta de votação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. 

“Recebi, hoje [24/04], os representantes da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANBB), Eduardo Machado Dias e Juliane Matos. Sou o relator do projeto (PLS 203/207), que tem como autor o senador Roberto Muniz. Ouvi atentamente as razões apresentadas pelos trabalhadores e resolvi retirar a proposta de pauta para melhor análise. O projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos e revoga a regra que proíbe estabelecimentos de crédito de funcionarem aos sábados”, postou Otto Alencar em sua página do Facebook. 

Qualquer tentativa de estender a jornada de trabalho para o fim de semana é absolutamente inadmissível. Por isso, os bancários podem e devem enviar e-mails e mensagens para as caixas de entrada e para as redes sociais dos senadores envolvidos nesse projeto de lei.

O e-mail do relator, senador Otto Alencar, é otto.alencar@senador.leg.br. O telefone do gabinete é (61) 3303-1464/1467 e é possível acessar ainda o facebook.com/ottoalencaroficial

Os contatos do autor do projeto, senador Roberto Muniz, são roberto.muniz@senador.leg.br e (61) 3303-6788/6790.

O site do Senado também mantém enquete sobre o tema. 
 
Fonte: Seeb SP, com edição do Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS