25/04/2018

Atenção, bancário! Saiba o que fazer se for convocado para perícia de revisão do INSS


Foto: Agência Brasil

 
O governo Temer convocou, no dia 12 de abril, 152.269 segurados que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. De acordo com o INSS, nessa etapa do chamado “pente-fino” foram chamados beneficiários não encontrados anteriormente por alguma inconsistência no endereço e quem recebeu a carta, mas não agendou a perícia no prazo determinado. Em um ano de revisão, foram cancelados 422 mil benefícios: 74% dos auxílios-doença e 28% das aposentadorias por invalidez.

"A justificativa do governo para a operação pente-fino é o combate às fraudes. No entanto, num cenário de forte ajuste fiscal e pressão pelo corte de gastos sociais, a iniciativa pode se tornar uma verdadeira ameaça à classe trabalhadora, colocando em risco o direito de milhares de cidadãos honestos, que dependem do benefício, pois não têm condições de saúde para retornar ao trabalho. Por isso, o bancário convocado para a revisão deve ter cuidado redobrado e procurar o Sindicato em caso de qualquer dúvida", diz o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Carlos Alberto Moretto. 

Para auxiliar o bancário convocado para perícia de revisão no INSS, o Sindicato preparou um guia de orientações. Confira abaixo:

1 - Ao ser convocado, o beneficiário deve ligar e agendar a perícia dentro de cinco dias por intermédio do telefone 135 do INSS.

2 - O beneficiário, antes da perícia, deve procurar seu médico e, se possível, atualizar os exames. Assim, poderá comparecer à perícia municiado de documentos que comprovem a permanência da incapacidade.

Seguem abaixo exemplos de documentos a serem levados no dia da perícia:

a) Documentos pessoais;
b) Relatório médico com a situação atual do paciente e os sintomas da doença;
c) Prontuário médico;
d) Exames e laudos de exames;
e) Relatórios de terapia (psicólogos) e fisioterapia;
f) Receitas de remédios e os efeitos colaterais;
g) Documentos que comprovem a permanência da incapacidade ou invalidez e a continuidade do tratamento durante o tempo de afastamento.

3 – Caso tenha o benefício cancelado, CLIQUE AQUI para mais orientações e procure o Sindicato via Central de Atendimento (3188-5200).  

Para mais informações, procure o Sindicato. Você pode entrar em contato através do telefone (17) 3522-2409, do canal WhatsApp (17 99259-1987) ou enviar sua dúvida diretamente para nossa assessoria jurídica clicando aqui

 
 
Fonte: Seeb SP, com edição do Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS