Governo Temer limita número de funcionários no BB; Medida reforça desmonte da instituição

O governo Temer limitou o quadro permanente de funcionários do Banco do Brasil em 106.659 trabalhadores, sendo que esse número terá de baixar para 106.186 até dezembro de 2018. A medida, publicada em portaria do Ministério do Planejamento, é uma forma de assegurar que o BB não reponha os 9.900 funcionários desligados através do PEAI (Programa Extraordinário de Aposentadoria Incentivada). Outra portaria do Ministério do Planejamento também limitou o quadro da Infraero em 10.880 trabalhadores.
Segundo o secretário de Coordenação e Governança das Estatais do Ministério do Planejamento, Fernando Soares, “as estatais têm que melhorar seus resultados e aumentar sua eficiência. Para isso, o melhor caminho é atacar a folha de pagamento”.
“A justificativa para limitar o quadro é absurda. O caminho para aumentar a eficiência não é o corte de postos de trabalho, e sim condições de trabalho adequadas e contratação de funcionários para reduzir a sobrecarga e melhorar o atendimento. Essa medida é parte do desmonte promovido pelo governo Temer no BB, que diminui o papel da instituição para o desenvolvimento do país como banco público, prejudicando bancários, população e o país”, critica o dirigente sindical e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB João Fukunaga.
O dirigente lembra que, somente com o que arrecada com tarifas, o BB cobre em 115% suas despesas com pessoal, relação que cresceu 13,5 pontos percentuais entre março de 2016 e o mesmo mês deste ano.
“O BB não está na liderança de reclamações de clientes ao Banco Central por culpa dos funcionários. A responsabilidade é da direção, que sob ordens do governo federal promove essa reestruturação absurda que, além de cortar milhares de postos de trabalho, fecha centenas de agências. O resultado é uma sobrecarga de trabalho desumana e um atendimento cada vez mais precarizado”, acrescenta Fukunaga.
Cortes – Em 12 meses, o BB cortou 9.900 postos de trabalho. Desses, 658 foram no 1º trimestre deste ano. A redução se deve ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), lançado em novembro de 2016 no âmbito da reestruturação imposta pela gestão Cafarelli, sob ordens do governo Temer. No mesmo período, foram fechadas 551 agências.
Por outro lado, segundo dados do próprio banco, a base de clientes aumentou em 1,354 milhão. No 1º trimestre de 2016 cada bancário de agência atendia em média 439 contas correntes, enquanto que neste ano esse número cresceu para 554 contas correntes por trabalhador, aumento de 115 contas em doze meses.
“O BB, assim como outros bancos públicos e demais estatais, está sob intenso ataque pelo governo Temer. Um governo que, além de pretender implodir a CLT e acabar com a aposentadoria pública, também promove um acelerado desmonte do Estado brasileiro. Os bancários e a sociedade brasileira não vão aceitar a dilapidação desse patrimônio”, conclui Fukunaga.
Reaja – O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região convoca os trabalhadores a protestar contra as reformas, tanto a trabalhista como a da Previdência, assim como em defesa dos bancos públicos. Além de participar das mobilizações promovidas pelo movimento sindical, os bancários podem enviar mensagens aos deputados e senadores protestando contra a retirada de direitos. Confira também os que já votaram contra os trabalhadores e nunca mais vote neles!
MAIS NOTÍCIAS
- NOTA: Em defesa da soberania nacional e contra taxação intervencionista dos EUA
- Sindicato vai às ruas por justiça tributária, fim da escala 6x1 e pela soberania nacional
- COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
- Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
- Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
- Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos! Sindicato marca presença em ato em São Paulo
- SuperCaixa: Novo programa da Caixa acirra clima competitivo, desinforma os empregados e ignora riscos à saúde mental
- Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
- Dia Nacional de Luta: Sindicato denuncia fechamento de agências, demissões e adoecimento no Itaú
- Luta por trabalho digno e justiça fiscal ganha destaque na fachada do Sindicato
- Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
- Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro