Mesmo com alta lucratividade, Itaú prefere ser carrasco: demite e fecha agências pelo país
O Itaú lucrou R$ 22,147 bilhões em 2016. Mesmo assim, o mais lucrativo do setor, mantém viva a fama de carrasco. No período, o banco eliminou 2.906 postos de trabalho e fechou 168 unidades por todo o país.
Os dados apresentados pelo banco foram debatidos em reunião com a COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú, realizada na última quarta-feira, dia 19. Os bancários cobraram soluções para repor as vagas deixadas a fim de reduzir a sobrecarga e a pressão por metas promovida pela empresa.
Sobre o tema, um Grupo de Trabalho foi criado para discutir emprego e remuneração, com reuniões trimestrais. Para compor o GT, cada federação deve enviar dois nomes, um titular e um suplente até o dia 15 de maio.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Carlos Alberto Moretto é extremamente necessário e urgente que o Itaú viabilize o debate com representantes dos empregados e repense medidas que visem à preservação dos empregos e à garantia de melhores condições de trabalho para a categoria.
Outra reivindicação foi em relação ao acesso do movimento sindical para dialogar com os trabalhadores lotados nas agências digitais. Para finalizar, o Itaú sugeriu a instalação de outros grupos de trabalho para a discussão de pautas como processos judiciais, jornada, saúde e banco do futuro. A próxima reunião acontece em 17 de maio.
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato, empregados e demais entidades sindicais apoiam candidatura de Fabiana Uehara para o CA da Caixa
- Fique atento ao horário especial de funcionamento do Sindicato no Carnaval
- Banco Mercantil pagará segunda parcela da PLR no dia 4 de março
- PLR do Bradesco será paga no dia 27 de fevereiro
- Conquista do Sindicato: Mais 310 mulheres se formam com bolsas do projeto Mais Mulheres na TI
- Atendendo a pedido dos Sindicatos, Banco do Brasil antecipa pagamento da PLR para 3 de março
- ContrafCast aborda os impactos positivos da isenção do Imposto de Renda sobre o PIB
- COE Bradesco solicita o pagamento do PRB e banco nega
- Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
- Cobranças levam Caixa a corrigir distorções no Super Caixa
- Fim da escala 6x1 avança na Câmara e reforça pauta histórica do Sindicato
- Participe da enquete sobre o PL 581/2019 que trata da isenção de IR sobre a PLR
- Associações representativas e Sindicato orientam voto na AGO da Cabesp
- Reforma do Imposto de Renda amplia isenção e avança na justiça tributária para trabalhadores
- Bradesco lucra R$ 24,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 2 mil postos e reduz rede de atendimento