01/04/2017

Movimento Sindical lamenta a morte de Tião, vice-presidente da CUT no estado de São Paulo

O movimento sindical perdeu uma grande liderança. Sebastião Geraldo Cardozo, o Tião, que faleceu na noite de sexta-feira 31, de infarto. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região lamenta profundamente a sua perda.

Conhecido por todos como Tião, esteve presente em todas as importantes lutas da classe trabalhadora. Nascido em Icém, município no interior de São Paulo, atualmente residia em Araraquara. Iniciou a militância no começo da década de 1980, atuando no movimento estudantil e nos bancários de Araraquara.

Desde então, ocupou a presidência do Sindicato dos Bancários de Araraquara-CUT-SP por duas vezes (1987-1990 e 1993-1996). No ano seguinte, ingressou na direção executiva da Federação dos Bancários da CUT do Estado de São Paulo (Fetec/CUT-SP) e, em 2001, se tornou presidente da entidade.

Em janeiro de 2009, assumiu a presidência da CUT-SP para conduzir o processo de transição até a realização do 12º CECUT, quando foi eleito secretário Geral da CUT/SP para a gestão 2009/2012. No 13º CECUT, foi reeleito ao mesmo cargo. No 14º CECUT foi eleito à vice-presidência da CUT-SP para a gestão 2015-2019. Em 2015, recebeu ainda o 1º Prêmio Luis Gushiken, no Dia Municipal do Bancário, na Câmara Municipal de Araraquara.

Toda a sua trajetória de vida servirá de exemplo, ainda mais em tempos tão sombrios neste Brasil cheio de contradições. Tião jamais deixou de lutar. Ajudou a construir um trabalho que transformou uma geração de sindicalistas e fez história no estado de São Paulo.
 
Tião tinha 58 anos e deixa a mulher Vera Lúcia e os filhos: Giovana, Jonathan e Braian. 

O velório é no Memorial Fonteri, na Avenida Portugal 1030 e o enterro será no domingo, às 10h15 no Cemitério São Bento, em Araraquara. 

Sebastião Cardozo, presente!

Fonte: Seeb Catanduva, com informações da Fetec-CUT e CUT Nacional

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS