Bradesco/HSBC: Fetec-CUT-PR debate transtornos com diretoria do banco
Representantes da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec-CUT-PR) participaram de audiência com representantes do Bradesco para tratar de alguns transtornos relatados por funcionários do HSBC. A medição aconteceu na quinta-feira (11), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Curitiba. Bolsa educação/graduação, ambulatório médico e falta de segurança foram alguns dos transtornos mencionados.
A secretária de Organização da Fetec e membro do COE/HSBC, Áudrea Louback, e o secretário de Saúde da Fetec e membro do COE/Bradesco, Ademir Vidolin, relataram quais os pontos preocupantes que vêm ocorrendo com os funcionários no processo de transição HSBC-Bradesco: manutenção da bolsa educação/graduação aos funcionários do HSBC; folga de um dia trabalhado a cada cinco anos até o limite de 25 anos; trabalho nas agências nos finais de semana sem vigilantes; manutenção de ambulatórios com médico e enfermeiro; cobrança de trajes sociais; proibição do uso de barba; taxa de juros de empréstimo consignado em folha de pagamento. Também esteve presente, Edna Andreiu, representando o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.
Representando o Bradesco, estavam o advogado Gerônimo Machado e o gerente de Recursos Humanos, Fernando Alexandre de Abreu. Eles solicitaram vinte dias para dar um posicionamento sobre todos os pontos relatados na audiência, o que deverá acontecer no dia 31 de agosto.
Aquisição do HSBC pelo Bradesco
No dia 01 de julho, o Bradesco concluiu a compra das operações do HSBC Brasil, com o pagamento de R$ 16 bilhões (valor ainda sujeito a ajuste pós-fechamento). De acordo com informações da diretoria do banco ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, até o início de outubro, será encaminhada a fase de transição, com manutenção da bandeira HSBC, treinamentos de funcionários e testes nos sistemas operacionais. Ainda segundo o banco, nesse período, não haverá nenhuma mudança substancial.
Ao ter acesso detalhado às informações relativas à carteira de clientes e ao corpo funcional, o Bradesco irá construir um plano de reorganização das áreas e estruturas. A partir de 07 de outubro, haverá a transformação efetiva do HSBC em Bradesco, com extinção do primeiro, troca de bandeiras e funcionamento pleno dos sistemas operacionais.
Denúncias
A Fetec-CUT-PR e todos os sindicatos filiados estão atentos às movimentações, mudanças, normas e transtornos durante o processo de transição. Alguns tópicos já estão sendo debatidos com a diretoria do banco pela manutenção do emprego, ampliação de benefícios, condições dignas de trabalho e para que nenhuma conquista seja retirada.
Durante todo o processo, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região disponibilizou um link direto no site do Sindicato para garantir os direitos dos trabalhadores. As denúncias podem ser informadas anonimamente relatando todos os problemas, transtornos e dificuldades enfrentadas no período de transição.
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Pelo fim do teto do Saúde Caixa e por melhoria da qualidade do plano
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!
- Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
- Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Super Caixa: movimento sindical lança campanha "Vendeu/Recebeu"
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato