Diretoria e conselho deliberativo da Cassi aprovam antecipação de recursos
A diretoria executiva da Cassi aprovou a proposta de antecipação de contribuição patronal do Banco do Brasil sobre o 13º salário, com base no artigo 25 do Estatuto da Caixa de Assistência. Os diretores eleitos William Mendes e Mirian Focchi consideram importante a aprovação da medida, que também passou pelo Conselho Deliberativo e depois foi encaminhada ao BB.
Para que a antecipação se torne realidade, o Banco do Brasil, que detém 50% da gestão da Cassi, precisa aprovar a medida, que é necessária para garantir o atendimento aos associados e dar mais prazo para a continuidade das negociações entre banco e a comissão negociadora, formada pela Contraf-CUT, entidades sindicais e representativas dos associados.
A Comissão de Empresa dos Funcionários, da Contraf-CUT, coordenada por Wagner Nascimento, cobra o posicionamento do BB para que o processo continue.
Segundo Wagner, a Cassi apresentou déficit anual e os funcionários querem que o banco aprove a antecipação e discuta as propostas apresentadas nas negociações. “Cobramos a implantação das medidas estruturantes para fortalecer a estratégia saúde da família, que tem lógica preventiva, melhora a utilização do plano, reduzindo doenças evitáveis e seus gastos”.
A Cassi fechou o exercício de 2016 com resultado líquido de R$ 234 milhões, refletindo o aumento de 14,6% nas despesas assistenciais e 10,4% nas receitas.
O dirigente sindical João Fukunaga, que integra a Comissão de Empresa ressaltou: “Refutamos tentativas do banco de aumentar apenas a contribuição dos associados, ou as apresentadas por entidades de funcionários da ativa e aposentados, sem que outras medidas sejam adotadas e haja ampla discussão. Por exemplo, foram economizados R$ 100 milhões nos últimos anos apenas com renegociação de contratos, enfrentando cartéis de hospitais e fornecedores, mas sem o compromisso do BB, que tem a metade da gestão, a solução é mais difícil”.
Eleições na Cassi
A Contraf-CUT apoia a Chapa 2 Juntos pela Cassi. A diretora Mirian Focchi e a chapa têm propostas para ampliar credenciamento, melhorar as Clinicassi e faz a defesa intransigente dos funcionários da ativa e aposentados.
MAIS NOTÍCIAS
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio