Contraf-CUT orienta Dia Nacional de Luta no BB contra modelo de reestruturações
A Contraf-CUT orienta a todos os Sindicatos e Federações que compõem o Comando Nacional dos Bancários a realizarem, em 15 de março, um Dia Nacional de Luta contra as reestruturações no Banco do Brasil, com fechamento ou retardamento de abertura de agências e unidades internas.
A reestruturação promovida pela vice-presidência de Serviços e Infraestrutura trouxe inúmeros problemas às bancárias e bancários de todo o país, com redução de quadro em várias cidades e obrigatoriedade de mudança para outros estados para garantir o mesmo cargo e salário.
O Banco do Brasil, mesmo após afirmar em mesa que garantiria a permanência dos caixas nas unidades do PSO durante 4 meses de VCP (Verba de Caráter Pessoal que complementa o salário pela perda da função), não cumpriu a promessa e encaminhou os caixas excedentes para as agências. Esta medida inviabilizou a manutenção dos salários dos caixas por 4 meses, como já é previsto para os outros cargos.
A Contraf-CUT encaminhará orientações jurídicas aos sindicatos para que ingressem com ações para proteger os caixas que ficarem sem a complementação salarial equivalente ao VCP e também para outros cargos envolvidos na reestruturação.
Até momento, o BB não forneceu uma planilha completa com todos os cargos cortados e cidades envolvidas.
Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários, este Dia de Luta é para mostrar para a direção do banco que os funcionários querem e precisam de garantias nos processos de reestruturação. “Sabemos que tem outras reestruturações em curso e o banco precisa se preocupar mais com os funcionários afetados por essas mudanças”, alerta.
MAIS NOTÍCIAS
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos